Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13269
Title: Consciência ética.
Other Titles: Ethical awareness.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Maria Cilene Bernardino de Sena.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Ética;Indisciplina escolar;Comportamento escolar;ethic;School indiscipline;School behavior
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Maria Cilene Bernardino de Sena. Consciência ética. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, no qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação e entrevistas, com o objetivo de verificar as causas que levam os educandos da Escola Pública Municipal Maria Marques Formiga de Sousa, de São José da Lagoa Tapada - PB, a terem comportamentos e atitudes agressivos no ambiente escolar. Durante a pesquisa, foi percebido que os maus comportamentos dos educandos estão relacionados com o fato dos mesmos desconhecerem a importância ética/moral. para vida em sociedade. Ao término do trabalho concluímos que os alunos são agressivos/indisciplinados porque não receberam uma educação sobre uma boa conduta c também porque não acompanham os conteúdos que exige o domínio da leitura. Desta forma, cabe aos responsáveis subsidiar os sujeitos nestes conhecimentos. Portanto, a família e escola são os agentes mais indicados para esta finalidade.
Abstract: It is an exploratory qualitative research, in which instruments of data collection, observation and interviews, with the objective of verifying the causes that lead students of the Maria Marques Formiga de Sousa Municipal Public School, in São Jose da Lagoa Tapada - PB, to have aggressive behaviors and attitudes in the school environment. During the research, it was noticed that the students' bad behaviors are related to the fact that they are unaware of the ethical / moral importance. for life in society. At the end of the work we conclude that the students are aggressive / undisciplined because they didn’t receive an education on good conduct and also because they didn’t accompany the content that requires the mastery of reading. Thus, it is up to the responsible to subsidize the subjects in this knowledge. Therefore, the family and school are the agents most suitable for this purpose.
Keywords: Ética
Indisciplina escolar
Comportamento escolar
ethic
School indiscipline
School behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13269
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CILENE BERNARDINO DE SENA FERNANDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria Cilene Bernardino de Sena Fernandes. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.