Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSENA,M.C.B.F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3254209941932863pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, no qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação e entrevistas, com o objetivo de verificar as causas que levam os educandos da Escola Pública Municipal Maria Marques Formiga de Sousa, de São José da Lagoa Tapada - PB, a terem comportamentos e atitudes agressivos no ambiente escolar. Durante a pesquisa, foi percebido que os maus comportamentos dos educandos estão relacionados com o fato dos mesmos desconhecerem a importância ética/moral. para vida em sociedade. Ao término do trabalho concluímos que os alunos são agressivos/indisciplinados porque não receberam uma educação sobre uma boa conduta c também porque não acompanham os conteúdos que exige o domínio da leitura. Desta forma, cabe aos responsáveis subsidiar os sujeitos nestes conhecimentos. Portanto, a família e escola são os agentes mais indicados para esta finalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConsciência ética.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractIt is an exploratory qualitative research, in which instruments of data collection, observation and interviews, with the objective of verifying the causes that lead students of the Maria Marques Formiga de Sousa Municipal Public School, in São Jose da Lagoa Tapada - PB, to have aggressive behaviors and attitudes in the school environment. During the research, it was noticed that the students' bad behaviors are related to the fact that they are unaware of the ethical / moral importance. for life in society. At the end of the work we conclude that the students are aggressive / undisciplined because they didn’t receive an education on good conduct and also because they didn’t accompany the content that requires the mastery of reading. Thus, it is up to the responsible to subsidize the subjects in this knowledge. Therefore, the family and school are the agents most suitable for this purpose.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13269-
dc.date.accessioned2020-07-13T20:46:02Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-13T20:46:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectComportamento escolarpt_BR
dc.subjectethicpt_BR
dc.subjectSchool indisciplinept_BR
dc.subjectSchool behaviorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Maria Cilene Bernardino de Sena.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEthical awareness.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria Cilene Bernardino de Sena. Consciência ética. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CILENE BERNARDINO DE SENA FERNANDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria Cilene Bernardino de Sena Fernandes. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.