Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3270749673958963pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.description.resumoCom a intenção de mostrarmos a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem escolar de crianças do 2° ano de Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública Estadual de São José da Lagoa Tapada/PB, e que este trabalho de monografia teve como foco entendermos se e possível que o processo ensino aprendizagem ocorra a partir de jogos e brincadeiras. Para responder a este questionamento elaboramos os objetivos: analisar como os jogos e brincadeiras contribuem no desenvolvimento da aprendizagem de crianças; identificar atividades lúdicas que despertam o interesse e a criatividade de crianças e refletir de que maneira os jogos e brincadeiras favorecem o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. Para a realização desta pesquisa conversamos com cinco participantes através de entrevista semiestruturada. Adotamos como referenda! teórico os estudos de Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), dentre outros. A partir do estudo inicial para a elaboração do referencial teórico e que organizamos a monografia da seguinte forma: no I capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para a compreensão do lúdico como ferramenta a mais para o processo ensino-aprendizagem escolar. No II temos os Procedimentos Metodológicos no qual trazemos a relevância do tema, a escolha do campo e dos participantes da pesquisa, os instrumentos para a realização da coleta de dados: entrevista semiestruturada e observação da pratica docente. No III capitulo, trazemos as falas dos participantes referentes aos questionamos realizados durante a entrevista. Finalizamos esta pesquisa concluindo que a escola não dispõe de práticas educativas que apresentem o lúdico como subsidio para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, mas que se estes recursos forem considerados como um instrumento a mais da pratica educativa poderemos ensinar-aprender com mais dedicação e vontade, sem autoritarismos ou imposições de conteúdos sistematizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractWith the intention of showing the importance of recreational activities for the school learning of children of the 2nd year of Elementary Education, from a State Public School of São José da Lagoa Tapada / PB, and that this work of The monograph focused on understanding if it is possible that the teaching-learning process occurs from games and play. To answer this questioning we elaborated the objectives: to analyze how the games and games contribute to the development of children's learning; identify activities that arouse children's interest and creativity and reflect that In this way, games and games favor the teaching-learning process of reading and writing. To carry out this research, we talked to five participants through semi-structured interviews. We adopted it as a referendum! theoretical studies by Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), among others. From the initial study to the elaboration of the theoretical framework and that we organized the monograph as follows: in the first chapter we present a theoretical discussion aimed at understanding playfulness as the most for the school teaching-learning process. In II we have the Procedures Methodological in which we bring the relevance of the theme, the choice of field and research participants, the instruments for data collection: semi-structured interview and observation of teaching practice. In the third chapter, we bring the speeches of the participants regarding the questions made during the interview. We concluded this research concluding that the school does not have educational practices that present play as a subsidy for development children's learning, but that if these resources are considered as an additional tool of educational practice we can teach-learn with more dedication and willingness, without authoritarianism or content impositions systematized.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13273-
dc.date.accessioned2020-07-14T09:27:27Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-14T09:27:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagem através de jogospt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectPlayful activitiespt_BR
dc.subjectGames and gamespt_BR
dc.subjectLearning through gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Adriana de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playfulness of learning in the understanding of 2nd year students of elementary school I.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO Adriana de Sousa. A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. 2010. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA DE SOUSA ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfAdriana de Sousa Araújo. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.