Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13276
Title: Indisciplina escolar: desafios na sala de aula.
Other Titles: School indiscipline: challenges in the classroom.
???metadata.dc.creator???: PORFÍRIO, Emilia Viviane Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Indisciplina escolar;Relação professor- aluno;Aluno indisciplinado- causas e efeitos;School indiscipline;Teacher-student relationship;Undisciplined student - causes and effects
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PORFÍRIO, Emilia Viviane Ferreira. Indisciplina escolar: desafios na sala de aula. 2010. 33f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A temática indisciplina, escolar tem ocupado espaço nas discussões entre docentes, gestores e coordenadores pedagógicos, sendo uma das queixas mais frequentes e uma das maiores dificuldades encontradas no relacionamento interpessoal entre alunos e professores. Esta monografia traz o seguinte questionamento: de que maneira a indisciplina se apresenta era sala de aula e quais as suas causas? Para responder nos utilizaremos dos seguintes objetivos: analisar causas e efeitos que a indisciplina gera na escola, especificamente em sala de aula; identificar motivos que fazem com que alunos se tornem indisciplinados e analisar conflitos gerados pela falta de disciplina. Para a elaboração do referencial teórico utilizamos os seguintes autores: Vasconcellos (2009, p. 122); Tiba (2006, p. 15); Devries e Zan (1997, p. 130); Fernandez (2005, p.74), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos: no I apresentamos uma discussão teórica voltada para a compreensão da indisciplina era sala de aula, suas causas, efeitos e a compreensão dos inúmeros desafios vividos por todos os envolvidos na ação educativa. No I I temos os procedimentos metodológicos no qual destacamos os instrumentos para a coleta de dados: observações da pratica docente, entrevista semi estruturada e anotações no caderno de campo; contextualização do campo e dos participantes, assim como a importância da relação pesquisador-participante. No I II capitulo temos a Analise dos dados: ouvir, registrar e refletir, momento em que tentamos apreender o que os participantes da pesquisa entendem por indisciplina e o que pontuam como causas desta em sala de aula. Os dados obtidos nos levaram a seguinte consideração: a indisciplina na sala de aula ocorre por diferentes razoes: fatores relacionados a aspectos intra e extra escolares; a convivência com a família se for vivida de forma aversiva com ausências de regras e limites e a falta de um trabalho pedagógico diferenciado pelo professor.
Abstract: The indiscipline, school theme has occupied space in discussions between teachers, pedagogical managers and coordinators, being one of the most frequent complaints and a major difficulties encountered in the interpersonal relationship between students and teachers. This monograph raises the following question: how does the indiscipline presents itself in the classroom and what are its causes? To answer us we will use the following objectives: to analyze causes and effects that indiscipline generates in school, specifically in the classroom; identify reasons that make students become undisciplined and analyze conflicts generated by lack of discipline. To the elaboration of the theoretical framework we used the following authors: Vasconcellos (2009, P. 122); Tiba (2006, p. 15); Devries and Zan (1997, p. 130); Fernandez (2005, p.74), among others. The monograph is divided into three chapters: in I we present a discussion theoretical approach aimed at understanding indiscipline was the classroom, its causes, effects and understanding the countless challenges experienced by everyone involved in the action educational. In I I we have the methodological procedures in which we highlight the instruments for data collection: observations of teaching practice, semi-interview structured and notes in the field notebook; contextualization of the field and participants, as well as the importance of the researcher-participant relationship. In I II chapter we have the data analysis: listening, recording and reflecting, moment when we try to apprehend what the research participants understand by indiscipline and what score as causes of this in the classroom. The data obtained led us to the following consideration: indiscipline in the classroom occurs for different reasons: factors related to intra and extra school aspects; living with the family if it is experienced aversively with the absence of rules and limits and the lack of pedagogical work differentiated by the teacher.
Keywords: Indisciplina escolar
Relação professor- aluno
Aluno indisciplinado- causas e efeitos
School indiscipline
Teacher-student relationship
Undisciplined student - causes and effects
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13276
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMILIA VIVIANE FERREIRA PORFÍRIO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfEmilia Viviane Ferreira Porfírio. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.