Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092637859800112pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo discutir sobre O lúdico na matemática, enfatizando seus aspectos benéficos sobre a aprendizagem. Sendo assim, será ressaltada a grande eficácia que o lúdico traz ao ensino e a aprendizagem da matemática, de forma a desmistificar a rotulagem sobre a mesma. Ela e vista como a disciplina mais difícil, como um monstro, na qual os alunos ficam reprovados com maior frequência. O lúdico na matemática e uma forma de ensinar, que chama mais atenção dos alunos sobre o que esta sendo ensinado, evitando que as aulas sejam monótonas e desfavoráveis a aprendizagem, pois o lúdico trata o ensino de forma prazerosa e diversificada sendo um estimulo ao estudo. Para tal discussão, fez-se o uso de pesquisas no ambiente escolar onde se realizou o estagio, por meio de entrevistas e observações, tendo na culminância da pesquisa uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O próprio estágio, também serviu de estudo para esse tema, já que o lúdico foi trabalhado na sala de aula, durante o mesmo, sendo registrado no Diário de Campo. Com esse estudo, foi concluído que a rotulagem sobre as dificuldades em matemática, antes tão em vigor nas escolas, hoje esta fragilizada, e ate mesmo esta se invertendo os pontos, mudando o ensino diário e repetitivo da matemática sem nenhum atrativo. Atualmente, já se tem trabalhos que buscam a perspectiva lúdica para o ensino, pois esta sendo visto a eficácia que essa maneira de ensinar favorece a aprendizagem e o interesse pelo estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO lúdico na matemática.pt_BR
dc.date.issued2010-12-
dc.description.abstractThis monograph aims to discuss the playful in mathematics, emphasizing its beneficial aspects of learning. Therefore, it will be highlighted the great effectiveness that the ludic brings to teaching and learning mathematics, in a to demystify the labeling on it. It is seen as the most difficult discipline, like a monster, in which students fail more often. The playful in mathematics and a way of teaching that draws more attention from students about what is being taught, preventing the classes from being monotonous and unfavorable to learning, because the playful one treats teaching in a pleasurable and diversified way being a I encourage study. For such discussion, research was used in the school environment where the internship took place, through interviews and observations, culminating in the a qualitative and quantitative approach to research. The internship itself, it also served as a study for this theme, since the play was worked in the classroom, during the same, being registered in the Field Diary. With this study, it was concluded that labeling about math difficulties, once so prevalent in schools, today it is fragile, and even the points are reversing, changing the teaching daily and repetitive math without any attractions. Currently, there are already works who seek the playful perspective for teaching, as the effectiveness that this way of teaching favors learning and interest in study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13279-
dc.date.accessioned2020-07-14T10:49:46Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-14T10:49:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLúdico na matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectMatemática- ensinopt_BR
dc.subjectInstruções através de jogospt_BR
dc.subjectPlayful in mathematicspt_BR
dc.subjectMath learningpt_BR
dc.subjectGames and gamespt_BR
dc.subjectMatemática- ensinopt_BR
dc.subjectInstructions through gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Alcineide Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playful in mathematics.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Alcineide Pereira da. O lúdico na matemática. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfAlcineide Pereira da Costa. TCC. Licenciatura de Pedagogia. 2010.2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.