Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, W. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710716878516059pt_BR
dc.contributor.advisor1GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo.-
dc.contributor.advisor1IDGRÜNEWALD, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6450189155973100pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.-
dc.contributor.referee2CANIELLO, Márcio de Matos.-
dc.contributor.referee3NOGUEIRA, Verena Sevá.-
dc.contributor.referee4SILVA, Ivonildes Fonseca da.-
dc.description.resumoAs conquistas políticas dos grupos rotulados como minorias, que representam a emergência de novos sujeitos sociais, vêm ganhando a cena acadêmica das Ciências Sociais nestes últimos 40 anos, evidenciando a inquietação destas ciências com o novo. É a partir desse prisma das lutas por direitos que o movimento quilombola aparece impulsionado pela conquista constitucional em 1988, uma vez que, o pressuposto legal indicado no Art. 68 - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) se refere a um conjunto possível de novos sujeitos sociais designados pelo termo remanescente de quilombo. Foi exatamente o enfrentamento desse novo que impulsionou a escolha do campo de pesquisa, qual seja uma comunidade quilombola da zona rural do brejo paraibano – Caiana dos Crioulos, área rural localizada a 12 km do município de Alagoa Grande-PB. A pesquisa, com sua modelagem, é erguida a partir de uma relação entre a etnografia - a prática de descrever/negociar/experimentar a “sociedade do outro” - e a cartografia cujo objetivo é definir as fronteiras, os traçados, os pontos de referência e as depressões, portanto, criar uma semântica espacial que, no caso específico dessa pesquisa, vai sendo construída por uma teia de relações tecida no cotidiano. Neste contexto etnográfico, eu me propus a pensar como problemática de pesquisa: quais dimensões podemos considerar como fundadoras do sentimento de grupo e do fluxo da vida comunitária e que, portanto, seriam definidoras da experiência desses sujeitos como comunidade remanescente de quilombolas? A partir daí, surge uma teia de relações a qual me proponho etnocartografar, entrando em cena o território, as relações de parentescos e, sobretudo, o sentimento de grupo e as experiências espirituais dos moradores de Caiana dos Crioulos. Para enfrentar esta problemática, propõe-se a delimitação de três panoramas: panorama étnico territorial, panorama espiritual e panorama familiar como dimensões que se conjugam no cotidiano, dando forma e dinâmica ao que denominei de fluxo da vida comunitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleFamílias, território e espiritualidades: uma etnocartografia de Caiana dos Crioulos-PB.pt_BR
dc.date.issued2014-12-15-
dc.description.abstractThe political achievements of the groups labeled as minorities, which represent the emergence of new social individuals, have been gaining the academic scenario of the Social Sciences in the last forty years, highlighting the uneasiness of these sciences with the new. It is from this perspective of struggles for rights that the quilombola movement appears boosted by the constitutional conquest in 1988, once the legal assumption stated in the Art.68 – Temporary Constitutional Provisions Act (ADCT) refers to a possible set of new social individuals designated by the remaining term called quilombola. It was exactly this new confrontation that led studying to a quilombola community in the Brejo rural area of Paraíba - Caiana dos Crioulos – rural area located 12km far from Alagoa Grande-PB municipality. The piece of research, with its modeling, is based on a harmonious relationship between ethnography – the practice of describing/negotiating/experimenting “the other´s society” - and cartography whose objective is to define the boundaries, the outlines, the reference points and the depressions, thus creating a spatial semantics that, in the specific case of this study, is being constructed by a web of relations woven in the daily activities. In this ethnographic context, the research problem was focused on: which dimensions can we consider as the founders of the group´s feeling and flow of community life and that, however, would define these individuals´ experience as a remaining quilombola community? From this, a web of relations, which I propose to carry out ethnocartography, then, the territory, the relations about the relatives and, especially, the feeling of group and the spiritual experiences of those dwellers from Caiana dos Crioulos arise. In order to face this problem, the delimitation of three perspectives is proposed: territorial ethnic perspective, spiritual perspective and familiar perspective as dimensions which are articulated in the daily routine by providing form and dynamics to what I have named the flow of community life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1327-
dc.date.accessioned2018-08-02T19:43:48Z-
dc.date.available2018-08-02-
dc.date.available2018-08-02T19:43:48Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEtnocartografiapt_BR
dc.subjectRemanescentes de Quilombospt_BR
dc.subjectMovimento Quilombolapt_BR
dc.subjectCaiana dos Crioulos - Comunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectAlagoa Grande-PB - Quilombopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPesquisa Etnográficapt_BR
dc.subjectTerritório Quilombolapt_BR
dc.subjectEspiritualidade Quilombolapt_BR
dc.subjectReligiões Afrodescendentespt_BR
dc.subjectReligiões de Matrizes Africanaspt_BR
dc.subjectDescendência Quilombolapt_BR
dc.subjectFazenda Sapépt_BR
dc.subjectFamília Arruda Câmarapt_BR
dc.subjectTerritório e Territorialidadept_BR
dc.subjectTeorias do Parentescopt_BR
dc.subjectNoção de Família - Quilombolaspt_BR
dc.subjectRecherche Ethnographiquept_BR
dc.subjectEthnographic Researchpt_BR
dc.subjectQuilombola Movementpt_BR
dc.subjectMouvement Quilombolapt_BR
dc.subjectEthnocartographiept_BR
dc.subjectTerritoire et Territorialitépt_BR
dc.subjectTerritory and Territorialitypt_BR
dc.subjectQuilombos da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFamilies, territory and spiritualities: An ethnocartography of Caiana dos Crioulos - PB.pt_BR
dc.title.alternativeFamilles, territoire et spiritualités: Une ethnocartographie de Caiana dos Crioulos - PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. Famílias, território e espiritualidades: uma etnocartografia de Caiana dos Crioulos-PB. 2014. 184f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1327pt_BR
dc.description.resumeLes conquêtes politiques des groupes dits minoritaires, qui représentent l’émergence de nouveaux sujets sociaux, ont occupé le devant de la scène académique dans le domaine des Sciences Sociales, dans ces derniers 40 ans, en rendant évident l’intérêt de ces sciences par le nouveau. C’est à partir de ce prisme des luttes pour des droits que le mouvement des habitants des quilombes se développe, poussé par la conquête de la Constitution de 1988, dont un supposé juridique, présent dans l’Article 68 (Acte des dispositions constitutionnelles transitoires – ADCT), indique un ensemble possible de nouveaux sujets sociaux, désignés par le nom subsistant de quilombe. C’est justement le défi posé par ce nouveau qui m’a mené à changer l’objet de ma thèse, en abandonnant le thème des représentations de la nature dans les religions afro-brésiliennes dans l’espace urbain de Joao Pessoa au profit d’une investigation sur une communauté de quilombe dans la zone rurale de la région du Brejo de l’État de Paraiba (PB) – Caiana dos Crioulos, à 12 km de la ville de Alagoa Grande, PB. La recherche et ses paramètres sont dressés à partir d’une relation harmonieuse entre l’ethnographie, cette pratique de décrire/négocier/éprouver la société de l’autre, et la cartographie, dont l’objectif est de définir les frontières, les tracés, les points de référence et les dépressions, et donc de créer une sémantique spatiale que, dans le cas spécifique de cette recherche, va se construire à travers une toile de relations tissue dans le quotidien. Dans ce contexte ethnographique, je me suis proposé la problématique de recherche suivante : quelles dimensions nous pourrions considérer comme fondatrices du sentiment de groupe et le flux de la vie communautaire, et responsables de la définition de l’expérience de ces sujets en tant que communauté subsistante d’habitants de quilombe ? À partir de cette question, une toile de relations apparaît et devient l’objet de notre ethnocartographie, qui prend en compte le territoire, les relations de famille et surtout le sentiment de groupe et les vécus spirituels des habitants de Caiana dos Crioulos. Pour faire face à cette problématique, nous proposons la délimitation de trois panoramas : le panorama ethnicoterritorial, le panorama spirituel et le panorama familial, en tant que dimensions qui s’articulent dans le quotidien, en donnant une forme et une dynamique à ce que nous avons appelé le flux de la vie communautaire.-
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALLACE FERREIRA DE SOUZA - TESE PPGCS CH 2014.pdfWallace Ferreira de Souza - Tese PPGCS CH 2014.5.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.