Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, B. D. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812274713947509pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Arilson Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8705941582455267pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Flávio José de.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Tânia Régia de.-
dc.description.resumoA presente análise objetivou desenvolver uma discussão em torno das problemáticas e resistências que envolvem as diversas questões em torno da homoafetividade na Escola Cidadã Integral, localizada na Cidade de Remígio-PB, buscando apontar a maneira como as relações de poder e seus reveses são produzidos e reproduzidos através do ambiente escolar. Tudo isso, fundamentado em um discurso revestido de uma aparente aceitação das diferenças, mas que apenas encobrem o preconceito e a intolerância em relação à orientação sexual dos estudantes. Para tanto, utilizamos pressupostos e apontamentos oriundos, principalmente, das premissas intelectivas de Michel Foucault e Max Weber. Do primeiro deles, entretanto, destacamos a história da sexualidade e os mecanismos de controle dos corpos, ambos provenientes ou consolidados nas sociedades modernas ocidentais. Em relação ao segundo (Weber), fizemos uso do método compreensivo utilizado pelo autor, procurando estabelecer uma tríade metodológica (motivo, ação e sentido), para assim estabelecermos os motivos e sentidos empregados nas ações escolares: discentes, docentes e administração. Dessa forma, considerando os apontamentos desses autores, como também, outros pesquisadores, analisamos a maneira como os dispositivos discursivos heteronormativos foram (e são) construídos e implantados através da instituição escolar, a qual legitima falas, ações e reações sobre sexualidades ali expostas ou impostas. Para tal, pensamos o ensino da sociologia enquanto importante instrumento de intervenção crítica em torno da realidade escolar, fazendo isso por meio de uma intervenção propositiva (aplicação de uma mini pesquisa). Com efeito, concluímos que na atual conjuntura brasileira, em especial a paraibana, poucos avanços foram observados, mesmo com a reinserção de disciplinas humanistas ou que possuem ferramentas para uma análise mínima ou profunda, especialmente quando discute-se sobre religião e mundo gay.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleCorpos gays em resistência: quando o estranho confronta a religião e a racionalização na Escola Cidadã Integral.pt_BR
dc.date.issued2020-05-22-
dc.description.abstractThe present analysis aimed to develop a discussion around the problems and resistance that involve the various questions to homo-affectivity at Escola Cidadã Integral, located in the City of Remígio-PB, seeking to point out the way in which power relations and their setbacks are reproduced in the school environment , based on a discourse covered by an apparent acceptance of differences, but which only cover up prejudice and intolerance towards students' sexual orientation. To do so, we used assumptions and notes derived mainly from the intellectual premises of Michel Foucault and Max Weber. From the first, we highlight the history of sexuality and the mechanisms of body control, both originating or consolidated in modern Western societies; in relation to Weber, we used the comprehensive method used by the author, seeking to establish a methodological triad (motive, action and meaning), in order to establish the reasons and meanings used in school actions: students, teachers and administration. Thus, considering the notes of these authors (among others), we analyzed the way in which heteronormative discursive devices were (and are) built and implemented through the school institution, which legitimizes speeches, actions and reactions about sexualities exposed or imposed there. In fact, we conclude that in the current Brazilian situation, especially in Paraiba, few advances have been observed, even with the reinsertion of humanistic disciplines or that have tools for a minimum or in-depth analysis, especially when discussing about religion and gay world.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13290-
dc.date.accessioned2020-07-14T13:24:07Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-14T13:24:07Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGaypt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectRacionalizaçãopt_BR
dc.subjectControle Racionalizantept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectRationalizationpt_BR
dc.subjectRationalizing Controlpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Bruno Daniel Figueiredo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeResisting gay bodies: when the stranger confronts religion and rationalization at Escola Cidadã Integral.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, B. D. F. Corpos gays em resistência: quando o estranho confronta a religião e a racionalização na Escola Cidadã Integral. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO DANIEL FIGUEIREDO FERNANDES - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdfBruno Daniel Figueiredo Fernandes - Dissertação (PROFSOCIO) CH 2020822.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.