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Title: Corpos gays em resistência: quando o estranho confronta a religião e a racionalização na Escola Cidadã Integral.
Other Titles: Resisting gay bodies: when the stranger confronts religion and rationalization at Escola Cidadã Integral.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Bruno Daniel Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Arilson Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Flávio José de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Tânia Régia de.
Keywords: Gay;Escola;Resistência;Religião;Racionalização;Controle Racionalizante;School;Resistance;Religion;Rationalization;Rationalizing Control
Issue Date: 22-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, B. D. F. Corpos gays em resistência: quando o estranho confronta a religião e a racionalização na Escola Cidadã Integral. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente análise objetivou desenvolver uma discussão em torno das problemáticas e resistências que envolvem as diversas questões em torno da homoafetividade na Escola Cidadã Integral, localizada na Cidade de Remígio-PB, buscando apontar a maneira como as relações de poder e seus reveses são produzidos e reproduzidos através do ambiente escolar. Tudo isso, fundamentado em um discurso revestido de uma aparente aceitação das diferenças, mas que apenas encobrem o preconceito e a intolerância em relação à orientação sexual dos estudantes. Para tanto, utilizamos pressupostos e apontamentos oriundos, principalmente, das premissas intelectivas de Michel Foucault e Max Weber. Do primeiro deles, entretanto, destacamos a história da sexualidade e os mecanismos de controle dos corpos, ambos provenientes ou consolidados nas sociedades modernas ocidentais. Em relação ao segundo (Weber), fizemos uso do método compreensivo utilizado pelo autor, procurando estabelecer uma tríade metodológica (motivo, ação e sentido), para assim estabelecermos os motivos e sentidos empregados nas ações escolares: discentes, docentes e administração. Dessa forma, considerando os apontamentos desses autores, como também, outros pesquisadores, analisamos a maneira como os dispositivos discursivos heteronormativos foram (e são) construídos e implantados através da instituição escolar, a qual legitima falas, ações e reações sobre sexualidades ali expostas ou impostas. Para tal, pensamos o ensino da sociologia enquanto importante instrumento de intervenção crítica em torno da realidade escolar, fazendo isso por meio de uma intervenção propositiva (aplicação de uma mini pesquisa). Com efeito, concluímos que na atual conjuntura brasileira, em especial a paraibana, poucos avanços foram observados, mesmo com a reinserção de disciplinas humanistas ou que possuem ferramentas para uma análise mínima ou profunda, especialmente quando discute-se sobre religião e mundo gay.
Abstract: The present analysis aimed to develop a discussion around the problems and resistance that involve the various questions to homo-affectivity at Escola Cidadã Integral, located in the City of Remígio-PB, seeking to point out the way in which power relations and their setbacks are reproduced in the school environment , based on a discourse covered by an apparent acceptance of differences, but which only cover up prejudice and intolerance towards students' sexual orientation. To do so, we used assumptions and notes derived mainly from the intellectual premises of Michel Foucault and Max Weber. From the first, we highlight the history of sexuality and the mechanisms of body control, both originating or consolidated in modern Western societies; in relation to Weber, we used the comprehensive method used by the author, seeking to establish a methodological triad (motive, action and meaning), in order to establish the reasons and meanings used in school actions: students, teachers and administration. Thus, considering the notes of these authors (among others), we analyzed the way in which heteronormative discursive devices were (and are) built and implemented through the school institution, which legitimizes speeches, actions and reactions about sexualities exposed or imposed there. In fact, we conclude that in the current Brazilian situation, especially in Paraiba, few advances have been observed, even with the reinsertion of humanistic disciplines or that have tools for a minimum or in-depth analysis, especially when discussing about religion and gay world.
Keywords: Gay
Escola
Resistência
Religião
Racionalização
Controle Racionalizante
School
Resistance
Religion
Rationalization
Rationalizing Control
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13290
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