Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292
Title: Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
Other Titles: Art teaching: importance of art in the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Arte- ensino;Formação docente;Professor de arte;Ensino de arte;Art-teaching;Teacher training;Art teacher;Art teaching
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. 2010. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Ensino de Arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. O referido estudo buscou conhecer a realidade do ensino de arte na escola pública, bem como a compreensão dos discentes sobre a arte, além de discutir o ensino de arte e suas diferentes linguagens, visando a formação do aluno enquanto produtor cultural. Com base na pesquisa de estudo de caso, que se caracteriza por ser o estudo de um fenômeno em particular, dentro da abordagem qualitativa, pois preocupou-se com a compreensão e a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão as suas praticas. Para a realização do estudo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, além de fontes documentais, aportadas na Nova Historia Cultural que alargam o conceito de fontes de pesquisa. Trata-se de um trabalho que buscou desenvolver atividades que contemplem os princípios apresentados ao longo das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado em Docência tendo em vista a melhoria da formação dos alunos, por meio do ensino de arte, e o principio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Chega-se a conclusão que a perspectiva do trabalho proporcionou um redimensionamento na produção de conhecimentos e na fundamentação teórico-metodológica do ensino de Arte podendo ser um meio de compreensão e reflexão da realidade didático-pedagógica e sócio-cultural, uma vez que a arte e fundamental para a formação do ser humano.
Abstract: This paper aims to focus on the Teaching of Art: the importance of art in the learning process. This study investigates the reality of teaching art in public schools, as well as the understanding of students about art, and discuss the teaching of art and its different languages, aimed at training the student as a cultural producer. Based on case study research, which is characterized by the study of a particular phenomenon within a qualitative approach, because it was concerned with understanding and interpretation of the phenomenon, considering the significance that others take their practices. To conduct the study were used as instruments for data collection observation, interviews, and documentary sources, ported in New Cultural History, which extend the concept of sources. This is a work that seeks to develop activities that address the principles presented throughout the activities carried out in Supervised Teaching in order to improve the training of students through arts education, and the principle of indivisibility of teaching and research . We come to the conclusion that the prospect of work provided a new focus on the production of knowledge and theoretical and methodological basis of the teaching of art can be a means of understanding and reflection of reality didactic-pedagogic and socio-cultural, since the art is essential for the formation of human begins.
Keywords: Arte- ensino
Formação docente
Professor de arte
Ensino de arte
Art-teaching
Teacher training
Art teacher
Art teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANALIANE FERNANDES DA SILVA SUCUPIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfAnaliane Fernandes da Silva Sucupira. Monografia Pedagogia. CFP 2010.5.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.