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Title: Qualidade de vida no trabalho e qualidade de vida dos profissionais atuantes em Centros de Atenção Psicossocial.
Other Titles: Quality of life at work and quality of life of professionals working in Psychosocial Care Centers.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Jamille de Brito.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: MOREIRA, Maria Rosilene Cândido.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Àlissan Karine Lima.
Keywords: Saúde mental;CAPS - qualidade de vida no trabalho;Centro de Atenção Psicossocial - trabalhadores;Qualidade de vida;Mental Health;CAPS - Quality of Life at Work;Psychosocial Care Center - Workers;Quality of Life
Issue Date: 27-Jun-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Jamille Brito. Qualidade de vida no trabalho e qualidade de vida dos profissionais atuantes em Centros de Atenção Psicossocial. 2011. 67f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa objetivou analisar a Qualidade de Vida no Trabalho(QVT) e a Qualidade de Vida (QV) dos profissionais atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial de Cajazeiras - PB (CAPS II, CAPS ad e CAPS i). Quanta ao percurso metodológico, trata-se de um estudo descritivo em forma de levantamento, com abordagem quantitativa. A amostra constou de 42 trabalhadores, respectivamente, 18 do CAPS II, 14 do CAPS ad e 10 do CAPS i. A coleta de dados foi realizada em maio de 2011, através da aplicação de dois questionários: um de identificação socioeconômico, profissional e de avaliação da qualidade de vida no trabalho; e outro de avaliação da qualidade vida, o WHOQOL-bref, cumprindo os princípios da Resolução 196/96. A analise dos dados foi realizada a partir da estática simples, descritiva e pontuação de escores pelo software Microsoft Excel. A partir da identificação do perfil socioeconômico e profissional, constatou-se que os profissionais atuantes em CAPS apresentaram-se em sua maioria: (64,3%) mulheres, (35,7%) estão entre 31 e 40 anos, (47,7%) casados, (52,4%) pós-graduados, 19% monitores e (14%) enfermeiros, (50%) servidor efetivo e (50%) contratado, 38% trabalham entre 31 e 40 horas semanais e 80,9% recebem entre 1 e 4. Dos oito critérios de QVT, seis apresentaram resultados positivos e satisfatórios. Dois critérios obtiveram resultado negativo "Compensação Justa e Adequada" e "Oportunidades no Trabalho". Observou-se positividade, também, nos resultados dos domínios da avaliação da qualidade vida (físico, psicológico, relações sociais e ambiente), onde as medias variaram entre 60,28 e 76,9. A insatisfação financeira foi um ponto negativo observado na QVT e na QV. Entretanto, foi possível concluir, através do estudo, que tanto a Qualidade de vida no trabalho (Q>/T) como a Qualidade de vida (QV) demonstraram positividade nos seus resultados, apresentando indicadores satisfatórios e importantes no desenvolvimento de estrategias que fortaleçam o crescimento dos serviços de saide mental substitutivos, Centros de Atenção Psicossocial, e especialmente, a melhoria da vida profissional e pessoal dos trabalhadores envolvidos nesses serviços.
Abstract: This paper analyzes the Quality of Work Life (QWL) and Quality o: Life (QL) of professionals working in community mental health services of Cajazeiras - PB (CAPS II, CAPS ad and CAPS i). As for the methodological course, this is a descriptive study in the form of survey with a quantitative approach. The sample consisted of 42 workers, respectively, 18 CAPS II, 14 CAPS ad and 10 CAPS i. Data collection was performed by applying two questionnaires: one to identify socioeconomic, and professional evaluation of the quality of work life, and another evaluation of the quality life WHOQOL-bref, fulfilling the principles of Resolution 196/96. Data analysis was performed from the simple static, descriptive scores and scores cf software by Microsoft Excel 2007. After identifying the profile socioeconomic and professional, it was found that professionals who work at CAPS are presented mostly: (64,3%) women, (35,7%) are between 31 and 40 years, (47,7%) married, (52,4%) post graduates, 19% monitors and, (14%) nurses, (50%) effective server and (50%) employed, 38% work between 31 and 40 hours weekly and 80,9% recei/e between 1 and 4. Of the eight criteria of QWT, six were positive and satisfactory Two criteria had negative outcome "fair and adequate compensation" and "Opportunities in the Workplace". Positivity was observed also in the areas of results of svaluation of quality of life (physical, psychological, social relationships and environnent), where the means ranged between 60.28 and 76.9. Dissatisfaction was a financial downside seen in QWL and QL. However, it was possible, through study, that both the quality of work life (QWL) and Quality of Life (QL) showed positivity in their results, showing satisfactory indicators and important in developing strategies to strengthen the growth of services substitutive mental health, community mental health services, and especially the improvement of professional and personal life of the workers involved in these services.
Keywords: Saúde mental
CAPS - qualidade de vida no trabalho
Centro de Atenção Psicossocial - trabalhadores
Qualidade de vida
Mental Health
CAPS - Quality of Life at Work
Psychosocial Care Center - Workers
Quality of Life
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13294
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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