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dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoAs politicas educacionais ma luta pela preservação da água, embora tenham se aperfeiçoado ao longo do tempo, ainda apresentam distorções que se configuram num verdadeiro problema tanto para a vida em comunidade como para o convívio escolar. A opção pelo estudo teve, no principio, como motivação o desejo em descobrir como a escola conscientiza as crianças na luta pela preservação da água, posteriormente passou a representar a necessidade de uma analise mais especifica englobando a relação água, sociedade e educação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa realizada com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Todo o trabalho realizado através da coleta de dados partiu dos seguintes instrumentos: observação sistemática, entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias (diário de campo e portfólio); teve como base os estudos de Caubet, Farias, Santos e Costa. Assim, os objetivos deste trabalho foram: analisar o conhecimento dos alunos acerca das politicas educacionais de preservação da água e enfatizar ainda mais a importância da preservação da água para as futuras gerações e para boa qualidade de vida nos dias atuais. O estudo foi relevante do ponto de vista que possibilitou conhecer a maneira como os alunos entendem os problemas da escassez de água e poe em pratica acoes que visam a preservação deste bem precioso. A conclusão que se tem do estudo e que a água enquanto bem da humanidade ainda não e vista com o devido reconhecimento de sua importância e que são poucos os estudos teóricos e as ações praticas voltadas para sua preservação; e preciso entender que a água e sinônimo de saúde e boa qualidade de vida, merecendo assim mais atenção da ciência e da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância de politicas educacionais na luta pela preservação da água.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractEducational policies in the struggle for water preservation, although they have perfected over time, still present distortions that are configured in a real problem both for community life and school life. THE The option for the study was motivated, in the beginning, by the desire to discover how school makes children aware of the struggle for water preservation, later to represent the need for a more specific analysis encompassing the water relationship, society and education. It is a qualitative research carried out with fourth grade students. All the work done through the Data collection started from the following instruments: systematic observation, interview semi-structured, test class and memorandum documents (field diary and portfolio); was based on the studies of Caubet, Farias, Santos and Costa. Thus, the objectives of this work were: to analyze the students' knowledge about the educational policies of water preservation and further emphasize the importance of water preservation for future generations and for good quality of life today. The study was relevant point of view that made it possible to know the way students understand problems of scarcity of water and poe in practice actions aimed at the preservation of this very precious. The study's conclusion is that water as a good part of the humanity is not yet seen with due recognition of its importance and that there are few theoretical studies and practical actions aimed at their preservation; and need to understand that water is synonymous with health and good quality of life, deserving thus more attention from science and society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13295-
dc.date.accessioned2020-07-14T19:53:27Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-14T19:53:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPreservação da águapt_BR
dc.subjectPoliticas educacionaispt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectenvironmental educationpt_BR
dc.subjectWater preservationpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSENA, Maria de Fátima Lopes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of educational policies in the fight for water preservation.pt_BR
dc.identifier.citationSENA, Maria de Fátima Lopes de. A importância de politicas educacionais na luta pela preservação da água. 2010. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
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