Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta considerações acerca da relação existente entre a família e a escola e a reflexão voltada para a necessidade de despertarmos o desejo de participação. Esta pesquisa foi delineada a partir do seguinte questionamento: a falta de participação da família na escola torna-se um obstáculo para a aprendizagem dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese nos levou a pensar que o aluno que e acompanhado pelos pais na escola tem um maior e melhor desempenho em suas atividades escolares. Para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: investigar se o desinteresse dos alunos e pela falta de participação da família na escola e refletir as possíveis consequências para o aprendizado do aluno que não tem a participação da família na sua trajetória estudantil. O fenômeno da relação família escola foi discutido a partir do seguinte referencial: Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980); Szymanski (1995); dentre outros. Dividimos esta monografia em três capítulos; no primeiro trazemos uma discussão teórica a partir de autores que trabalham com a temática família e escola, destacando a possibilidade de envolvimento dos pais nas atividades escolares para além do momento da matricula. No segundo capitulo temos o Procedimento Metodológico no qual apresentamos a escolha dos sujeitos e do campo onde a pesquisa foi desenvolvida, a importância da relação pesquisador-pesquisado e da caracterização da instituição. No terceiro apresentamos a analise dos dados, momento em que nos deparamos com as falas das crianças referente a participação dos seus pais na vida escolar. Por fim concluímos que a relação família-escola, precisa efetivamente acontecer e para que isso seja possível e necessário que ambos compreendam seu papel diante da educação das crianças, favorecendo uma pratica voltada para o acompanhamento e para medidas que nos possibilitem sairmos das teorizações apenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelação família escola: uma parceria necessária.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis work presents considerations about the relationship between the family and school and reflection on the need to awaken the desire to participate. This research was delineated from the following questioning: the lack of family participation in school becomes an obstacle to the learning of 4th grade elementary school students I? Our hypothesis led us to think that the student who is accompanied by parents at school have a greater and better performance in their activities schoolchildren. To answer this question, we elaborated the following objectives: to investigate whether the students' lack of interest and the lack of participation at school and reflect the possible consequences for learning of the student who does not have the participation of the family in his student trajectory. THE phenomenon of the family-school relationship was discussed based on the following framework: Carvalho (2004); Moreira (2008); Nicoietti (2009); Ludke & Andre (1980); Szymanski (1995); among others. We divided this monograph into three chapters; in the first we bring a theoretical discussion from authors who work with the theme of family and school, highlighting the possibility of involvement parents in school activities beyond the time of enrollment. At the second chapter we have the Methodological Procedure in which we present the choice of subjects and the field where the research was developed, the importance of the researcher-researched relationship and the characterization of institution. In the third we present the analysis of the data, when we come across the children's statements regarding the participation of their parents in school life. Finally, we conclude that the family-school relationship needs to actually happen and for that to be possible and necessary that both understand their role in the education of children, favoring a practice focused on monitoring and measures that enable us we leave theorizations only.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13296-
dc.date.accessioned2020-07-14T20:10:15Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-14T20:10:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação família- escolapt_BR
dc.subjectDiálogo- pais e professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFamília- participação na escolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectDialogue - parents and teacherspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectFamily - participation in schoolpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Fabíola Braga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool-family relationship: a necessary partnership.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Fabíola Braga. Relação família escola: uma parceria necessária. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABÍOLA BRAGA BEZERRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfFabíola Braga Bezerra. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.