Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13298
Title: Afetividade na relação professor - aluno: uma analise na creche e pre - escola.
Other Titles: Affectivity in the teacher - student relationship: an analysis in the nursery and pre - school.
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Maria de Lourdes Dantas do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Relação - professor e aluno;Alfabetização - aluno de creche;Educação infantil;Creche nossa Senhora dos remédios - Cajazeiras - Paraíba;Relationship - teacher and student;Literacy - day care student;child education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL, Maria de Lourdes Dantas do Nascimento. Afetividade na relação professor - aluno: uma analise na creche e pre - escola. 2010. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho monográfico apresentado intitula-se " A relação professor-aluno: uma analise na pre-escola" teve como objetivo identificar como a relação afetiva entre professor e alunos contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. E ainda teve o intuito de analisar a s problemáticas geradas pela falta de afetividade. Para a realização destas analises teve - se como base principal os pressupostos teóricos de Wallon , Oliveira, e Kullok. A pesquisa foi desenvolvida na Creche Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Cajazeiras - PB, numa sala do pre-escolar II composta de dezessete alunos. A pesquisa definiu-se como estudo de caso e, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados observação, entrevistas e, fontes orais, memorias do presente obtidas durante o Estagio Supervisionado em Docência. Durante a coleta e analise dos dados adotou - se um abordagem qualitativa. Na analise do estagio teve-se como aporte teórico a Nova Historia Cultural, que utiliza as fontes orais, narrativas e memorias do presente para significar os discursos dos sujeitos que fizeram parte dessa vivencia. Portanto, teve-se como percepção final que apesar de todas as problemáticas encontradas na instituição investigada, e possível transformar a pratica docente num a relação que envolve afetividade e respeito mutuo.
Abstract: The monographic work presented is entitled "The teacher-student relationship: a analyze the pre-school "t e v e c o m the objective to identify the affective relationship between teacher and students contributes to the cognitive, emotional and social development of child. And it also had the intention of analyzing the problems generated by the lack of affectivity. To carry out these analyzes, the main focus was on the theoretical assumptions of Wallon, Oliveira, and Kullok. The research was developed at Creche Nossa Senhora dos Remédios in the city of Cajazeiras - PB, in a room of the pre-school II composed of seventeen students. The research was defined as a study of case, and observation, interviews and, oral sources, memories of the present obtained during the Supervised Internship in Teaching. During data collection and analysis, an approach was adopted qualitative. The analysis of the internship was based on the New History Cultural, which uses the oral sources, narratives and memories of the present to the speeches of the subjects who were part of this experience. Therefore, it was final perception that despite all the problems found in the institution investigated, it is possible to transform teaching practice into a relationship that involves affection and mutual respect.
Keywords: Relação - professor e aluno
Alfabetização - aluno de creche
Educação infantil
Creche nossa Senhora dos remédios - Cajazeiras - Paraíba
Relationship - teacher and student
Literacy - day care student
child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13298
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE LOURDES DANTAS DO NASCIMENTO MACIEL. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2010Maria de Lourdes Dantas Maciel. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2010. 2.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.