Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299
Title: Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
Other Titles: Inclusion of the exceptional in regular education.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Maria do Carmo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Educação inclusiva;Aprendizagem;Pessoas com necessidades educacionais especiais;Ensino regular;inclusive education;Learning;People with special educational needs;Regular education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais.
Abstract: The inclusion of people with special educational needs (SENs) in teaching regular and a practice that has been developed since the 19th century. where society can realize that the child, the youth and even the adult also has the capacity to enter regular education, so people with educational needs (NEE'S), somehow stops being excluded and starts being included in the regular education, but for that it is necessary several changes both in teaching, as well as in the physical structure of the school. The interest in this tender was due to the curiosity to know how the school works with the inclusion of these students in the classroom and from there, contribute to student learning. This research took place in a qualitative way with the students of Escola Diogo Doulavince Amador. The analysis took place through the collection of data from systematic observation. semi-structured interview, test class and the memorial documents, such as the field diary and portfolio. It was found that students with special educational needs are accepted by colleagues and school staff. And in view of the activities developed, it was necessary to adapt the contents for the students, since some were already well advanced. Therefore, inclusion of people with special educational needs in mainstream and elementary education importance for pedagogical development in the classroom and thus provide students accurate results for the cognitive development of children, young people and adult with special needs.
Keywords: Educação inclusiva
Aprendizagem
Pessoas com necessidades educacionais especiais
Ensino regular
inclusive education
Learning
People with special educational needs
Regular education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO CARMO BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2010.pdfMaria do Carmo Bezerra. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 2010. 2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.