Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleInclusão dos excepcionais no ensino regular.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe inclusion of people with special educational needs (SENs) in teaching regular and a practice that has been developed since the 19th century. where society can realize that the child, the youth and even the adult also has the capacity to enter regular education, so people with educational needs (NEE'S), somehow stops being excluded and starts being included in the regular education, but for that it is necessary several changes both in teaching, as well as in the physical structure of the school. The interest in this tender was due to the curiosity to know how the school works with the inclusion of these students in the classroom and from there, contribute to student learning. This research took place in a qualitative way with the students of Escola Diogo Doulavince Amador. The analysis took place through the collection of data from systematic observation. semi-structured interview, test class and the memorial documents, such as the field diary and portfolio. It was found that students with special educational needs are accepted by colleagues and school staff. And in view of the activities developed, it was necessary to adapt the contents for the students, since some were already well advanced. Therefore, inclusion of people with special educational needs in mainstream and elementary education importance for pedagogical development in the classroom and thus provide students accurate results for the cognitive development of children, young people and adult with special needs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299-
dc.date.accessioned2020-07-14T21:01:09Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-14T21:01:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPessoas com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPeople with special educational needspt_BR
dc.subjectRegular educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Maria do Carmo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusion of the exceptional in regular education.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO CARMO BEZERRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria do Carmo Bezerra. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.