Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o lúdico na matemática, dessa forma, pretende-se em linhas gerais apresentar o resultado de uma pesquisa sobre a concepção dos alunos a respeito da matemática ensinada e aprendida no cotidiano da sala de aula. A visão dos alunos em relação a matemática veiculada em sala de aula, traz importantes contribuições para o entendimento de como a disciplina em questão esta sendo trabalhada pelos professores e concebida pelos alunos na realidade atual do contexto escolar. A proposta central e pensar como se efetiva o lúdico na matemática de forma que contribua para a aprendizagem efetiva do aluno que por ventura tenha dificuldade nesse componente curricular. Esta e uma pesquisa qualitativa que utiliza como fonte de coleta de dados a observação e a entrevista; além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aula. Também foi realizado o estagio supervisionado em docência que veio contribuir para a aprendizagem da profissionalização, bem como o fortalecimento do mesmo. A conclusão obtida com essa pesquisa e" que a maioria dos alunos gosta da disciplina matemática, acreditam que ela pode ser usada no dia-a-dia das pessoas e tem forte relação com as atividades diárias da vida. Em contrapartida, outros alunos sentem aversão pela referida disciplina e não sentem prazer em estuda-la. Essa questão pode ser resolvida com a associação da matemática e o lúdico de maneira que os alunos apreciam para aprender os conteúdos dessa área de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO lúdico na matemática.pt_BR
dc.date.issued2010-11-
dc.description.abstractThis work deals with the playfulness in mathematics, in this way, it is intended, in general, to present the result of a research on the conception of students regarding the mathematics taught and learned in the classroom. The view of students in relation to mathematics conveyed in the classroom, brings important contributions to the understanding of how the subject in question is being worked on by teachers and conceived by students in the current reality of the school context. The central proposal is to think about how playfulness in mathematics takes place in a way that contributes to the effective learning of students who may have difficulty in this curricular component. This is a qualitative research that uses observation and interview as a source of data collection; in addition to documentary sources such as the field diary and the class piano notebook. The supervised teaching internship was also carried out, which contributed to the learning of professionalization, as well as its strengthening. The conclusion reached with this research is "that most of students like mathematics, believe that it can be used in people's daily lives and has a strong relationship with the daily activities of life. On the other hand, other students feel aversion to the subject and do not enjoy studying it. This issue can be resolved with the association of mathematics and play in a way that students appreciate to learn the contents of this area of ​​study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13300-
dc.date.accessioned2020-07-14T23:11:52Z-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-14T23:11:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLúdico na matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectInstruções através de jogospt_BR
dc.subjectPlayful in mathematicspt_BR
dc.subjectMath learningpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Flávia Pereira de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playful in mathematics.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Flávia Pereira de Sousa. O Lúdico na matemática. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA PEREIRA DE SOUSA SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfFlávia Pereira de Sousa Soares. Monografia Pedagogia. CFP 2010.3.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.