Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, V. D. B. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6462436964952082pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAGÃO , Jônica Marques Coura.-
dc.contributor.advisor1IDARAGÃO, J, M, C,pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8057600334095099pt_BR
dc.description.resumoA Lei de Execução Penal adotou a atividade laborativa como critério de remição da pena. O trabalho exerce papel fundamental na conservação da auto-estima de qualquer individuo, contribuindo ainda, para a diminuição das tensões sociais oriundas do desemprego. No entanto, na sociedade do conhecimento em que se vive atualmente, sabe-se que a ascensão pessoal e social, na grande maioria das vezes, só é possível através do estudo realizado durante toda uma vida. Se para o apenado o trabalho e fundamental, não menos fundamental e a educação. Nesse sentido, analisar a educação como critério legal de remição da pena e o objetivo geral deste trabalho. Por seu turno, são objetivos específicos: Analisar aspectos históricos da pena de prisão e da inserção da educação nos presídios; destacar a importância da educação como fator de ressocialização do apenado; criticar a visão capitalista que o legislador adotou para conceder tal beneficio e estabelecer diretrizes para que o estudo seja considerado como motivação para remir a pena. Para tanto, foram utilizados: o método exegético-jurídico, através de fichamentos para desenvolver a pesquisa bibliográfica e o método empírico através da elaboração e aplicação de questionários aos apenados e educadores da Colonia Penal Agrícola de Sousa, levantando assim, os aspectos que envolvem as atividades educacionais desse estabelecimento prisional. Diante da consecução dos objetivos apresentados, chega-se a resposta dada ao seguinte problema: A admissibilidade da educação como critério de remição da pena e importante incentivo para ressocialização do apenado? A hipótese positiva demonstra-se confirmada, ante o interesse revelado pelos apenados analisados na pesquisa e a constatação de que a atividade estudantil, alem de tira-los do ócio, demonstra-se proveitosa na formação moral e intelectual dos presos. Em conclusão, o presente trabalho identifica a necessidade urgente de que a Lei de Execução Penal deve reconhecer o direito a remição pelo estudo como forma de promover ao apenado um retorno mais rápido a sociedade, e, por conseguinte, propiciar uma nova visão de mundo, diminuindo os efeitos deletérios e estigmatizantes do carcere.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA remição da pena pelo estudo: uma abordagem crítica da remição exclusivamente pelo trabalho.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.description.abstractThe Law of Criminal Execution adopted the activity of work as criterion of redemption of the penalty. The work exerts basic paper in the conservation of still auto-esteem of any individual, contributing, for the reduction of the deriving social tensions of the unemployment. However, in the society of the knowledge where if it lives currently, one knows that the personal and social ascension, in the great majority of the times, is only possible through the study carried through during all a life. If for imposed a fine on the work it is basic, less basic is not the education. In this direction, to analyze the education as legal criterion of redemption of the penalty is the general objective of this work. For its turn, they are objective specific: To analyze historical aspects of the punishment by confinement and the insertion of the education in the penitentiaries; to detach the importance of the education as factor of reintegration of the imposed a fine on one; to criticize the capitalist vision that the legislator adopted to grant such benefit and to establish lines of direction so that the study he is considered as motivation to redeem the penalty. For in such a way, they had been used: the interpretative-legal method, through notes to develop the bibliographical research and the empirical method through the elaboration and application of questionnaires to imposed a fine on and the educators of Agricultural the Criminal Colony of Sousa, being thus raised, the aspects that involve the educational activities of this prisional establishment. Ahead of the achievement of the presented objectives, it is arrived the given reply at the following problem: The possibility of the education as criterion of redemption of the penalty is important incentive for reintegration of the imposed a fine on one? The positive hypothesis is demonstrated confirmed, before the interest disclosed for the imposed a fine on ones analyzed in the research and the evidence of that the study activity, besides taking off them of the idleness, is demonstrated beneficial in the moral and intellectual formation of the prisoners. In conclusion, the present work identifies the urgent necessity of that the Law of Criminal Execution must recognize the right to the redemption for the study as form to promote to imposed a fine on a faster return the society, and, therefore, to propitiate a new vision of world, diminishing the deleterious and estigmatizantes effect of the jail.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13312-
dc.date.accessioned2020-07-15T11:30:08Z-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-15T11:30:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação carceráriapt_BR
dc.subjectRemição de pena - educaçãopt_BR
dc.subjectAssistência educacional - presídiospt_BR
dc.subjectTrabalho penitenciáriopt_BR
dc.subjectEgresso – sistema penitenciáriopt_BR
dc.subjectRessocialização pela educaçãopt_BR
dc.subjectEducação nos presídiospt_BR
dc.subjectColônia penal agrícolapt_BR
dc.subjectPrison educationpt_BR
dc.subjectPenalty remission - educationpt_BR
dc.subjectEducational assistance - prisonspt_BR
dc.subjectPrison workpt_BR
dc.subjectEgress - penitentiary systempt_BR
dc.subjectResocialization through educationpt_BR
dc.subjectEducation in prisonspt_BR
dc.subjectAgricultural penal colonypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Valeska Dasaiev Bezerra de Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe remission of punishment by study: a critical approach to redemption exclusively through work.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Valeska Dasaiev Bezerra de Morais. A remição da pena pelo estudo: uma abordagem crítica da remição exclusivamente pelo trabalho. 2007. 91f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALESKA DASAIEV BEZERRA DE MORAIS ALVES - TCC DIREITO 2007..pdfValeska Dasaiev Bezerra de Morais Alves - TCC Direito 2007. 3.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.