Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13320
Title: O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública.
Other Titles: The playfulness in the classroom: social representations of teachers and public school students.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Luciana Dantas S. da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Ludicidade;Educação lúdica;Aprendizagem;Playfulness;Playful education;Learning
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Luciana Dantas S. da. O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por finalidade demonstrar as atividades desenvolvidas na pesquisa intitulada "O LÚDICO EM SALA DE AULA: representações sociais de professores e alunos de escola publica". Para a pesquisa foram entrevistados, através de grupos focais, cinco alunos e três professores das series iniciais do Ensino Fundamental, objetivando compreender o que e educação lúdica para estes sujeitos, identificar as experiencias vivenciadas dentro do lúdico, quais as dificuldades em se adotar tal pratica, bem como examinar a sua contribuição para o rendimento do aluno no que diz respeito a aprendizagem. 0 nosso interesse em se debruçar sobre tal tema se justifica pelo fato de que muito tem se escrito sobre educação lúdica, mas pouco se tem falado sobre os motivos pelos quais essa pratica não tem sido adotada efetivamente pelas escolas. O estudo nos revela que as docentes compartilham uma representação positiva acerca da educação lúdica. As mesmas acreditam que a o lúdico atua como facilitador da aprendizagem, no entanto apontam diversos empecilhos a essa pratica, tais como: falta de materiais na escola, realidade social dos alunos que impede que os mesmos disponham de materiais simples (lápis, cola, tesoura, tinta, etc.), pouco preparo referente a educação lúdica recebido durante a formação e falta tempo para criar e confeccionar materiais. Quanta aos discentes, estes elaboram uma representação contraditória sobre a educação lúdica, oscilando entre a incompatibilidade e a compatibilidade entre educação e brincadeira.
Keywords: Ludicidade
Educação lúdica
Aprendizagem
Playfulness
Playful education
Learning
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13320
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA DANTAS S. DA SILVA - TCC LIC. PEDAGOGIA CFP 2007.pdfLuciana Dantas S. da Silva - TCC LIC Pedagogia CFP 2007.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.