Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade demonstrar as atividades desenvolvidas na pesquisa intitulada "O LÚDICO EM SALA DE AULA: representações sociais de professores e alunos de escola publica". Para a pesquisa foram entrevistados, através de grupos focais, cinco alunos e três professores das series iniciais do Ensino Fundamental, objetivando compreender o que e educação lúdica para estes sujeitos, identificar as experiencias vivenciadas dentro do lúdico, quais as dificuldades em se adotar tal pratica, bem como examinar a sua contribuição para o rendimento do aluno no que diz respeito a aprendizagem. 0 nosso interesse em se debruçar sobre tal tema se justifica pelo fato de que muito tem se escrito sobre educação lúdica, mas pouco se tem falado sobre os motivos pelos quais essa pratica não tem sido adotada efetivamente pelas escolas. O estudo nos revela que as docentes compartilham uma representação positiva acerca da educação lúdica. As mesmas acreditam que a o lúdico atua como facilitador da aprendizagem, no entanto apontam diversos empecilhos a essa pratica, tais como: falta de materiais na escola, realidade social dos alunos que impede que os mesmos disponham de materiais simples (lápis, cola, tesoura, tinta, etc.), pouco preparo referente a educação lúdica recebido durante a formação e falta tempo para criar e confeccionar materiais. Quanta aos discentes, estes elaboram uma representação contraditória sobre a educação lúdica, oscilando entre a incompatibilidade e a compatibilidade entre educação e brincadeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13320-
dc.date.accessioned2020-07-15T14:47:36Z-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-15T14:47:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Luciana Dantas S. da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playfulness in the classroom: social representations of teachers and public school students.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Dantas S. da. O lúdico em sala de aula: representações sociais de professores e aluno de escola pública. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA DANTAS S. DA SILVA . MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfLuciana Dantas S. da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.