Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13321
Title: Ensinando a ler através da literatura infanto- juvenil.
Other Titles: Teaching how to read through children's literature.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Luciana Rocha de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Lís Maria.
Keywords: Literatura infanto- juvenil;Habilidades de leitura;Ludicidade;Formação de leitor;Prática de leitura;Children and Youth Literature;Reading skills;Playfulness;Reader training;Reading practice
Issue Date: 10-May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Luciana Rocha de. Ensinando a ler através da literatura infanto- juvenil. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetivou possibilitar habilidades de leitura aos alunos de maneira lúdica, espontânea e por prazer, através da literatura infantil numa perspectiva critica, no âmbito do Ensino Fundamental na Escola Municipal Antonio Gregório de Lacerda em São José da Lagoa Tapada na Paraíba /PB. E promover a leitura de diferentes tipos de textos, tais como: poesias, contos, contos de fadas, fabulas, etc. Como exercício para estimular a leitura de forma dinâmica e ainda identificar os interesses e preferencias de leitura dos docentes da referente escola. Utilizou para esta analise uma amostra composta por quatro professores de Português que foram consultados através de um questionário, para se chegar ao entendimento sobre o interesse e as preferencias de leituras dos professores, o qual foi fundamentado na experiencia do dia-a-dia, no estagio juntos aos alunos do sétimo ano A, do turno da manha da referida Instituição. Os resultados revelaram que os alunos gostam do aspecto lúdico das narrativas do falar poético. Contudo, constatamos que para formar leitores, e preciso que a pratica da leitura seja frequente. Faz necessário, que os alunos vivenciem diversas situações de leituras. O professor tem em suas mãos instrumentos suficientes para transformar seus alunos em leitores atentos conscientes, aptos a refletir sobre o seu próprio saber, e, principalmente, a ler com prazer.
Keywords: Literatura infanto- juvenil
Habilidades de leitura
Ludicidade
Formação de leitor
Prática de leitura
Children and Youth Literature
Reading skills
Playfulness
Reader training
Reading practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13321
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA ROCHA DE LIMA - TCC LIC. PEDAGOGIA CFP 2007.pdfLuciana Rocha de Lima - TCC LIC Pedagogia CFP 2007.2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.