Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323
Title: A formação do professor alfabetizador.
Other Titles: The formation of the literacy teacher.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
Keywords: A formação de professor;Professor alfabetizador;Educação infantil;Ensino fundamental;Teacher training;Literacy teacher;child education;Elementary School
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Margareth Tomaz da Silva. A formação do professor alfabetizador. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente investigação teve por objetivo principal investigar o processo de formação do professor alfabetizador da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr Thomaz Pires, na cidade de Sousa - PB. Algumas perguntas nos orientaram no decorrer da pesquisa, como: Como a não formação do professor alfabetizador se reflete na aprendizagem dos alunos? Quais os investimentos oferecidos pelo poder publico para melhorar a atuação desses profissionais? Por que a alfabetização, que e a base de todo o processo de escolarização, e tao desvalorizada pelo poder publico? Por que muitos profissionais não se dispõem a assumir uma turma de alfabetização? Por que as professoras alfabetizadoras, em sua maioria, são profissionais em fim de carreira? Para nossa fundamentação teórica buscamos renomados autores, entre eles destacamos: Libâneo (2000), Freire (1996), Perez (2003). Nossa investigação esta dividida em quatro capítulos, que nos levam a repensar nossa pratica pedagógica de maneira critica, a termos uma visão ampliada e sensível com relação a alfabetização. De inicio resgatamos um pouco da historia da formação das professoras primarias e a questão da feminização do magistério e a mistica da vocação. Em seguida, podemos analisar a importância da formação para o professor alfabetizador e o perfil das alfabetizadoras partindo de seus relatos, estes que demonstram o envolvimento pessoal que cada uma tem com a alfabetização, seu processo formativo e os saberes adquiridos pela experiencia de anos em sala de alfabetização. Por fim, adentramos na sala de alfabetização e acompanhamos de perto a rotina da sala de aula, com suas muitas dificuldades e com suas muitas "delicias". A somatória desses quatro capítulos que compõem nosso estudo e o resultado de muito trabalho e esforço na busca por aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acerca da temática. Diante do exposto, podemos concluir que e de fundamental importância a formação de qualidade para o professor alfabetizador, a reflexão aprofundada da própria pratica pedagógica e a busca incessante pela formação continuada e mais investimentos por parte do poder publico, como meios geradores de significativas mudanças para o sistema de ensino e para a (re) valorização da escola publica.
Keywords: A formação de professor
Professor alfabetizador
Educação infantil
Ensino fundamental
Teacher training
Literacy teacher
child education
Elementary School
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13323
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARGARETH TOMAZ DA SILVA NÓBREGA - TCC LIC. PEDAGOGIA CFP 2007.pdfMargareth Tomas da Silva Nóbrega - TCC LIC Pedagogia CFP 2007.2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.