Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
Title: O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
Other Titles: Teaching reading at school: challenges and perspectives.
???metadata.dc.creator???: BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Leitura;Ensino de leitura- estratégias;Prática de ensino- leitura;Reading;Teaching reading - strategies;Teaching-reading practice
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores.
Keywords: Leitura
Ensino de leitura- estratégias
Prática de ensino- leitura
Reading
Teaching reading - strategies
Teaching-reading practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLEIDE FERNANDES BONIFÁCIO - TCC LIC. PEDAGOGIA CFP 2007.pdfMaria Cleide Fernandes Bonifácio - TCC LIC Pedagogia CFP 2007.1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.