Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13326
Title: Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir.
Other Titles: Evaluation: evaluate to know, examine to exclude.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Maria das Dôres.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Avaliação educacional;Processo de avaliação;Avaliação da aprendizagem;Educational assessment;Evaluation process;Learning assessment
Issue Date: 10-May-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Maria das Dôres. Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. 67f.(Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo aqui realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal analisar o processo de avaliação, como parte integrante do trabalho escolar e sua repercussão para o processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta dados e as fontes de pesquisa, demos preferencia primeiramente a realizar pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realize! a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores e alunos de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação contínua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno.
Keywords: Avaliação educacional
Processo de avaliação
Avaliação da aprendizagem
Educational assessment
Evaluation process
Learning assessment
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13326
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS DÔRES RODRIGUES - TCC LIC. PEDAGOGIA CFP 2007.pdfMaria das Dôres Rodrigues - TCC LIC Pedagogia CFP 2007.3.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.