Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13327
Title: Leitura e aprendizagem: um processo em permanente construção.
Other Titles: Reading and learning: a process in permanent construction.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Maria das Neves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
Keywords: Leitura;Construção de aprendizagem;Prática de leitura;Leitura na escola;Reading;Learning construction;Reading practice;Reading at school
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Maria das Neves. Leitura e aprendizagem: um processo em permanente construção. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A investigação feita sobre a leitura na escola considerando os aspectos de construção da aprendizagem constitui o objetivo primordial da presente pesquisa.Visando compreender este processo, notadamente na escola pública, direcionamos a analise fundamentada nos pressupostos teóricos sobre os quais a relevância do enquadramento histórico, evidenciando que as bases do ensino valorizam a leitura como aprendizagem na escola.Possibilitando pensar com maior propriedade a questão de pratica da leitura deixando claro a importância que os professores vivem com suas experiencias com os alunos em sala de aula, poderão eles subsidiar a formulação de uma nova metodologia de ensino da leitura voltada para o interesse do aluno, objetivando a superação de uma visão reprodutora do ensino que sabemos esta arraigada, desde a colonização, no âmbito educacional brasileiro. Nesse aspecto, este estudo busca orientar e refletir junto aos discentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura como um processo continuo e interativo. Foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series iniciais, a elaboração da leitura, as teorias,as discussões e reflexões dentro do espaço escolar.Em sequencia abordamos a linguagem suas concepções a cerca da oralidade e escrita,dentro desse contexto tentamos demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos através da construção de suas hipóteses, pudessem formar seu conceito do que e leitura.Tratamos também de algumas novas elementares da função social da leitura como interação entre leitor e auto, via textos realizamos também atividades com diversos portadores de textos que se circulam em nossa sociedade, posteriormente abordavam-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura ou seja, os pontos positivos e negativos que norteiam ,esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes ditos como um dos grandes através da educação e que na sua maioria reproduz o conhecimento muitas vezes desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos.Apos ter sido levantado todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, grandes responsáveis pelo desenvolvimento no processo de aprendizagem dos alunos, e um outro elemento fundamental que este estudo buscou foi o de evidenciar a rela^ao do aluno no grupo, visando a colaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo trás uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura deve ser repensada como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de conhecimento ,de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem.
Keywords: Leitura
Construção de aprendizagem
Prática de leitura
Leitura na escola
Reading
Learning construction
Reading practice
Reading at school
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13327
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS NEVES FERREIRA MONOGRAFIA PEDAGOGIA CFP 2007.pdfMaria das Neves Ferreira. Monografia Pedagogia. CFP 2007.2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.