Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13327
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FERREIRA, M. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. | - |
dc.contributor.advisor1ID | TORRES, A. L. M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 | pt_BR |
dc.description.resumo | A investigação feita sobre a leitura na escola considerando os aspectos de construção da aprendizagem constitui o objetivo primordial da presente pesquisa.Visando compreender este processo, notadamente na escola pública, direcionamos a analise fundamentada nos pressupostos teóricos sobre os quais a relevância do enquadramento histórico, evidenciando que as bases do ensino valorizam a leitura como aprendizagem na escola.Possibilitando pensar com maior propriedade a questão de pratica da leitura deixando claro a importância que os professores vivem com suas experiencias com os alunos em sala de aula, poderão eles subsidiar a formulação de uma nova metodologia de ensino da leitura voltada para o interesse do aluno, objetivando a superação de uma visão reprodutora do ensino que sabemos esta arraigada, desde a colonização, no âmbito educacional brasileiro. Nesse aspecto, este estudo busca orientar e refletir junto aos discentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura como um processo continuo e interativo. Foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series iniciais, a elaboração da leitura, as teorias,as discussões e reflexões dentro do espaço escolar.Em sequencia abordamos a linguagem suas concepções a cerca da oralidade e escrita,dentro desse contexto tentamos demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos através da construção de suas hipóteses, pudessem formar seu conceito do que e leitura.Tratamos também de algumas novas elementares da função social da leitura como interação entre leitor e auto, via textos realizamos também atividades com diversos portadores de textos que se circulam em nossa sociedade, posteriormente abordavam-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura ou seja, os pontos positivos e negativos que norteiam ,esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes ditos como um dos grandes através da educação e que na sua maioria reproduz o conhecimento muitas vezes desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos.Apos ter sido levantado todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, grandes responsáveis pelo desenvolvimento no processo de aprendizagem dos alunos, e um outro elemento fundamental que este estudo buscou foi o de evidenciar a rela^ao do aluno no grupo, visando a colaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo trás uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura deve ser repensada como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de conhecimento ,de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura e aprendizagem: um processo em permanente construção. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13327 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T17:23:42Z | - |
dc.date.available | 2020-07-15 | - |
dc.date.available | 2020-07-15T17:23:42Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Construção de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura na escola | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Learning construction | pt_BR |
dc.subject | Reading practice | pt_BR |
dc.subject | Reading at school | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Maria das Neves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and learning: a process in permanent construction. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria das Neves. Leitura e aprendizagem: um processo em permanente construção. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DAS NEVES FERREIRA MONOGRAFIA PEDAGOGIA CFP 2007.pdf | Maria das Neves Ferreira. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.