Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3655067079567624pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumoO estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2007-11-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329-
dc.date.accessioned2020-07-15T18:20:29Z-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-15T18:20:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação- conceitospt_BR
dc.subjectAvaliação- funçõespt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEvaluation- conceptspt_BR
dc.subjectEvaluation- functionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Maria do Socorro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool evaluation: a fundamental requirement for the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdfMaria do Socorro Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2007.3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.