Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoAo longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThroughout this work to enable a better understanding, we will try to analyze the influences the teacher-student relationship in the teaching-learning process, highlighting that the the act of teaching and learning implies a change in attitude on the part of the teacher, who overcome the mere transmission of knowledge, fulfilling a more prospective role of knowledge and improvement. The aim of this study is to make it possible to understand the context in the central elements of the research - student, teacher and school. The methodology used for the development of the research was the study of each case. They were used as instruments for data collection: the questionnaire, the interview, the portfolio and the field diary. In this sense, the results obtained contribute significantly to the understanding of learning-related issues that can contribute comprehensively to the possibilities for change. In this perspective, the teacher-student relationship that one of the central aspects of educational issues today. And that should be part of political project of the school units, and I need this interaction to happen within the school, because it is a subject that needs to be questioned and worked on in the classroom. However, this theme should be a constant part of the pedagogical practice in educational institutes for be the main point of the teaching-learning process to acquire an interaction between the teacher and the student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330-
dc.date.accessioned2020-07-15T20:14:24Z-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-15T20:14:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação - professor e alunopt_BR
dc.subjectRelacionamento escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscola - interação - professor e alunopt_BR
dc.subjectAluno - relação com professorpt_BR
dc.subjectRelationship - teacher and studentpt_BR
dc.subjectSchool relationshippt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSchool - interaction - teacher and studentpt_BR
dc.subjectStudent - relationship with teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Maria do Carmo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher - student relationship: influences the teaching - learning process.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO CARMO PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria do Carmo Pereira. Monografia Pedagogia. 2010. 1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.