Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13331
Title: Leitura na infância.
Other Titles: Childhood reading.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Maria do Carmo Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Leitura;Leitura na infância;Aprendizagem de leitura;Reading;Childhood reading;Learning to read
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Maria do Carmo Silva. Leitura na infância. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico objetiva elucidar as questões sobre como esta a leitura na infância, quais os métodos utilizados, se os mesmos estão dando algum resultado e como esses métodos tem contribuído para a aprendizagem dos alunos nas series iniciais. Como também as dificuldades de leitura dos mesmos diante da diversidade de leituras existentes. Foi realizada uma pesquisa de campo para que fosse observado o cotidiano escolar de uma sala de aula, em uma escola de Pombal e posteriormente o estagio Supervisionado em Docência. Assim, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista e a observação, alem de fontes documentais, como um portfólio e um diário de campo que serviram para registrar as memorias do Estagio. Desta forma, constata-se que o estagio direciona para a iniciação a pratica docente, visto que o mesmo faz entender a importância de descobrir a identidade profissional como futures educadores. Ademais, este possibilitou trabalhar a questão da leitura sem separa-las das disciplinas fazendo uma interação com as mesmas, formando leitores com senso critico capaz de tomar decisões sobre as questões que se deparam no seu cotidiano. Enfim, o estudo consistiu em analisar e detectar alguns problemas de leitura para que assim fosse possível trabalhar, de forma significativa, os problemas existentes, tendo assim, um maior suporte para saber transformar as dificuldades em desafios a serem superados.
Abstract: The present monographic work aims to elucidate the questions about how this reading in the childhood, what methods are used, whether they are giving any results and how these methods have contributed to students' learning in the initial grades. Like also the difficulties in reading them given the diversity of existing readings. Was field research was carried out to observe the school routine of a classroom. class, in a school in Pombal and later the Supervised Teaching Internship. Thus, interview and observation were used as instruments of data collection, in addition to documentary sources, such as a portfolio and a field diary that served to record the internship memories. In this way, it appears that the internship directs the initiation to teaching practice, since it makes us understand the importance of discovering the identity professional as future educators. Furthermore, this made it possible to work on the issue of reading without separating them from the disciplines by interacting with them, forming critical-minded readers capable of making decisions about the issues they face in their daily. Finally, the study consisted of analyzing and detecting some reading problems for so that it was possible to work, in a meaningful way, the existing problems, taking thus, greater support to know how to transform difficulties into challenges to be faced. overcome.
Keywords: Leitura
Leitura na infância
Aprendizagem de leitura
Reading
Childhood reading
Learning to read
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13331
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA PEREIRA DE SOUSA SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria do Carmo Silva Costa. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.