Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13337
Title: Educação inclusiva e o processo de socialização e aprendizagem dos discentes.
Other Titles: Inclusive education and the students' socialization and learning process.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Flaviana Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Educação inclusiva;Socialização;Escola inclusiva- Sousa-Paraíba;Aprendizagem;Inclusive education;Socialization;Inclusive School - Sousa-Paraíba;Learning
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Flaviana Alves de. Educação inclusiva e o processo de socialização e aprendizagem dos discentes. 2010. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho trata da necessidade de compreender como se da o processo da Educação Inclusiva de pessoas com deficiência, uma vez que essa proposta busca a integração pessoal e social dessa população. No processo de desenvolvimento, procurou-se levar em consideração todo um contexto histórico, politico, social, cultural e econômico das pessoas com deficiência, pois não basta resumir a inclusão aos números de matriculados na escola. A presente pesquisa buscou, a partir da perspectiva dos alunos do 3° ano de uma escola inclusiva da cidade de Sousa/PB, verificar como ocorre a socialização, em uma sala de aula com 18 alunos "ditos normais" com os que tem deficiência. Para tanto, fez-se uso de um roteiro de entrevistas semi-estruturado, deixando-os livres para colocarem suas ideias e posicionamentos. Na analise dos dados, procurou-se contextualizar as respostas de cada um dos sujeitos. Sendo assim, observou-se no decorrer desse trabalho, que se faz necessário que todos participem da Inclusão para que ela ocorra de fato. Logo, aprender a trabalhar com a inclusão tornou-se um desafio, tanto para os docentes, como para as escolas e a comunidade. E importante que o professor entenda que e essencial aprender sempre mais e que a aprendizagem docente e permanente e se faz de diferentes formas e em diferentes lugares. Sendo assim, a educação inclusiva não se refere somente ao terreno educativo. Ela esta presente tanto no convívio social, como na inserção e participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Isso se da, a partir do processo educativo, pois o mesmo ajuda a adquirir habilidades, que são utilizadas na escola, em casa, no laser e no trabalho. Portanto, este estudo nos leva a uma reflexão que envolve a importância da Educação Inclusiva na vida das pessoas com deficiência.
Abstract: The work deals with the need to understand how the process of Inclusive Education for people with disabilities, since this proposal seeks the personal and social integration of this population. In the development process, an attempt was made to take into account the entire historical, political, social, cultural and economic context of people with disabilities, as it is not enough to summarize the inclusion of numbers enrolled in school. The present research sought, from the perspective of the students of the 3rd year of an inclusive school in the city of Sousa / PB, to verify how socialization occurs, in a classroom with 18 students "said to be normal" with those with disabilities. For that, a semi-structured interview script was used, leaving them free to put their ideas and positions. In the analysis of the data, we tried to contextualize the responses of each of the subjects. Thus, it was observed in the course of this work, that it is necessary for everyone to participate in Inclusion for it to actually happen. Soon, learning to work with inclusion has become a challenge, both for teachers, as well as for schools and the community. It is important for the teacher to understand that it is essential to always learn more and that teaching and permanent learning is done in different ways and in different places. Thus, inclusive education does not refer only to the educational terrain. It is present both in social life and in the insertion and participation of people with disabilities in the labor market. This occurs from the educational process, as it helps to acquire skills, which are used at school, at home, at the laser and at work. Therefore, this study leads us to a reflection that involves the importance of Inclusive Education in the lives of people with disabilities
Keywords: Educação inclusiva
Socialização
Escola inclusiva- Sousa-Paraíba
Aprendizagem
Inclusive education
Socialization
Inclusive School - Sousa-Paraíba
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13337
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLAVIANA ALVES DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfFlaviana Alves de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.