Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDXAVIER, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4170765401884340pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoO referido trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo das crianças no que diz respeito ao ensino aprendizagem de matemática na sala de aula. O mesmo utilizou como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas. Além dos instrumentos utilizados para a pesquisa, foram realizadas a aula teste e o Estagio Supervisionado em Docência no intuito de vivenciar o âmbito escolar. Foram utilizadas também algumas fontes de pesquisa como um portfolio e um diário de campo, produzidos antes e no decorrer do estagio. Essas utilizações das fontes de pesquisa tiveram o intuito de enriquecer o trabalho. As fontes de pesquisa tem abordagem metodológica na Nova Historia Cultural, a qual valoriza fontes orais escritas, narrações, entre outras. A pesquisa teve inicio numa turma de 1° ano, porém a continuidade da mesma e o estagio foram realizados numa turma de 4° ano, em uma escola da rede publica de Cajazeiras - PB. A pesquisa em si referia-se ao conhecimento sobre a importância do lúdico em atividades matemáticas que os alunos e a professora adquirissem. Pode-se dizer que os alunos pesquisados não possuem conhecimentos sobre os benefícios que os jogos, as atividades lúdicas podem proporcionar para sua aprendizagem. Para eles. os jogos possuem apenas fins de diversão e distração, e não um fim educativo. Mesmo com as dificuldades que a escola publica apresenta, e possível trabalhar diferencialmente a matemática, contribuindo para a aprendizagem dos educandos. Porem, para que haja uma aprendizagem compensatória, e preciso que os professores, gestores e demais funcionários da área educacional discutam e reflitam sobre a educação e a importância da ludicidade nela envolvida. O Estagio Supervisionado em docência, também realizado para dar continuidade ao referido trabalho apresentou conhecimentos e experiências significativas para a futura pratica docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMatemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2010-11-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the cognitive development of children children with regard to teaching math learning in the classroom. He used observations and interviews as data collection instruments. In addition to the instruments used for the research, the test class and the Supervised Teaching Internship in order to experience the school environment. Were Some research sources such as a portfolio and a field, produced before and during the stage. These uses of sources of research aimed at enriching the work. Research sources have methodological approach in the New Cultural History, which values ​​oral sources writings, narrations, among others. The research started in a 1st year class, however the continuity of the same and the internship were carried out in a 4th grade class, in a school in the public network of Cajazeiras - PB. The research itself referred to the knowledge about the importance of playfulness in mathematical activities that students and the teacher acquire. It can be said that the students surveyed did not have knowledge about the benefits that games, play activities can provide for your learning. For them. games have only purposes fun and distraction, not an educational purpose. Even with the difficulties that public school presents, and it is possible to work differently on mathematics, contributing to the students' learning. However, for there to be a compensatory learning, and I need teachers, managers and others education officials discuss and reflect on education and importance of the playfulness involved. The Supervised Internship in teaching, also carried out to continue that work presented meaningful knowledge and experiences for future teaching practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13339-
dc.date.accessioned2020-07-17T00:27:44Z-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-17T00:27:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática- ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectMathematics - elementary schoolpt_BR
dc.subjectMath learningpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorXAVIER, Fernanda de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematics: working with the playful in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationXAVIER, Fernanda de Sousa. Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA DE SOUSA XAVIER. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfFernanda de Sousa Xavier. Monografia pedagogia. CFP . 2010.2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.