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dc.creator.IDPAZ, E. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7881416580042884pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo centra-se na abordagem do tema surdez, no intuito de promover uma educação voltada a combater o preconceito no âmbito escolar e incentivar os educandos a conviver com o outro respeitando como ser diferente. O estudo apresenta uma abordagem da historicidade dos surdos, da educação inclusiva e as tendências educacionais sobre as aprendizagens das crianças surdas. A educação inclusiva ao longo da historia teve uma caminhada árdua até os dias atuais. A visão, em relação a pessoa surda, mudou muito ao longo da historia da humanidade. O conhecimento de seus marcos legais e essencial para a construção de uma visão ampla da educação das pessoas com deficiência. A inclusão escolar dos surdos em escolas publicas tem a premissa de que e necessário reproduzir para o surdo as mesmas condições em que o ouvinte adquire a língua oral. A discussão sobre a inclusão de surdos no contexto educacional tem sido campo para inúmeras reflexões, as tendências que foram adotadas ao longo da historia dos surdos, e que e preciso entender que não basta apenas que o surdo frequente a escola, mas que seja atendido em suas necessidades. A referida pesquisa foi realizada através das seguintes etapas: a coleta de dados, a observação e a analise de dados. Foi realizada uma entrevista junto a 10% dos alunos da escola. Na analise quanti-qualitativo efetivada por meio de entrevista e observação identificou concepções relacionadas a educação inclusiva. O presente estudo revela que a maioria dos entrevistados concebe educação inclusiva como a oportunidade de pessoas com deficiências serem incluídos nas escolas regulares em todos os sentidos, desde a parte física da escola ate a pedagógica. Admitem que a escola para ser inclusiva precisa de qualificação adequada para atender as necessidades dos seus educandos. Entretanto, se faz necessárias ações, uma vez que a educação inclusiva não sobrevive somente de teorias, ela e resultado de uma ação coletiva dentro da instituição escolar. Nela, o educador vê os educandos com um novo olhar. Os mesmos alunos demonstram ainda a necessidade de ampliação do conceito de educação inclusiva, pois alguns ainda associam escola inclusiva com escola exclusiva para crianças com necessidades educacionais especiais. Por fim, os discentes entrevistados consideram que a escola inclusiva e aquela que trabalha com a diferença, primando pela interação, socialização e superação dos preconceitos existentes com alunos que possuem deficiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva: desenvolvimento e aprendizagens dos alunos.pt_BR
dc.date.issued2010-12-
dc.description.abstractThis study focuses on addressing the issue of deafness, in order to promote a education aimed at combating prejudice in the school environment and encouraging students to live with the other respecting how to be different. The study presents an approach to historicity of the deaf, inclusive education and educational trends about deaf children's learning. Inclusive education throughout history has had a arduous walk to the present day. The view, in relation to the deaf person, changed a lot throughout the history of mankind. Knowledge of its legal frameworks is essential for the building a broad vision of education for people with disabilities. School inclusion of deaf people in public schools has the premise that it is necessary to reproduce for the deaf the same conditions in which the listener acquires the oral language. The discussion on the inclusion of deaf in the educational context has been a field for numerous reflections, the trends that adopted throughout the history of the deaf, and that it is necessary to understand that it is not enough to just that the deaf go to school, but that they attend to their needs. The said research was carried out through the following steps: data collection, observation and analysis of data. An interview was conducted with 10% of the school's students. In the quantitative and qualitative analysis carried out through interviews and observation, he identified concepts related to inclusive education. The present study reveals that the majority of the interviewees inclusive education as the opportunity for people with disabilities to be included in regular schools in every way, from the physical part of the school to the pedagogical one. They admit that the school to be inclusive needs adequate qualification to meet the needs of needs of their students. However, actions are necessary, since the inclusive education does not survive only on theories, it is the result of collective action within the school institution. In it, the educator sees the students with a new look. The same students also demonstrate the need to expand the concept of education inclusive, as some still associate an inclusive school with an exclusive school for children with special educational needs. Finally, the interviewed students consider that the inclusive school and one that works with difference, striving for interaction, socialization and overcoming existing prejudices with students who have disabilities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13345-
dc.date.accessioned2020-07-17T10:09:14Z-
dc.date.available2020-07-17-
dc.date.available2020-07-17T10:09:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAZ, Edna Oliveira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: student development and learning.pt_BR
dc.identifier.citationPAZ, Edna Oliveira da. Educação inclusiva: desenvolvimento e aprendizagens dos alunos. . 2010. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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