Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13371
Title: O lúdico na sala de aula.
Other Titles: The playful in the classroom.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Francisca Macena.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Lúdico;Aprendizagem através de jogos;Jogos e brincadeiras;Educação infantil;Ludic;Learning through games;Games and games;Child education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Francisca Macena. O lúdico na sala de aula. 2010. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa monográfica surgiu da necessidade de um maior aprofundamento teórico acerca do tema, assim como do intuito de mostrar que e possível aprender brincando. O tema e interessante considerando que a partir dos jogos e brincadeiras realizados em sala de aula e possível direcionarmos para o processo ensino-aprendizagem de conteúdos sistematizados, assim como poderá favorecer a leitura e a escrita fazendo com que a criança obtenha sucesso, tanto na escola, quanto fora dela. Para chegarmos a uma maior compreensão desta temática elaboramos o seguinte questionamento: como o lúdico utilizado em sala de aula e percebido pelos educandos no seu processo de aprendizagem escolar? Nossa hipótese e que alguns professores não estão preparados para trabalhar a ludicidade no processo de aprendizagem escolar dos educandos. Para responder a este questionamento elaboramos os objetivos: analisar a compreensão de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I em relação a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula e refletir a importância do lúdico a partir da compreensão dos alunos e da literatura estudada. Esta monografia esta organizada em três capítulos: primeiro o referencial teórico com uma reflexão voltada para a importância do lúdico na escola na visão de autores como: Almeida (1995); Benjamin (1984); Freire (1984); Moyles (2002), dentre outros. No segundo, trazemos a relevância do tema para as atividades escolares, a relação pesquisador e sujeito e os instrumentos para a coleta de dados: observação e entrevista semiestruturada. No capitulo de analise, apresentamos a compreensão de alunos acerca do lúdico e sua relação com a leitura e a escrita sistematizada. Foi possível concluirmos, a partir das falas dos alunos, que o trabalho com jogos e brincadeiras torna o processo ensino-aprendizagem prazeroso e significativo para as crianças e para o professor e uma ferramenta a mais para o desenvolvimento de atividades em sala de aula.
Abstract: This monographic research arose from the need for greater theoretical deepening on the theme, as well as the intention to show that it is possible to learn while playing. The topic is interesting considering that the from the games and games performed in the classroom and possible direct to the teaching-learning process of content systematized, as well as being able to favor reading and writing by making the child to succeed, both at school and outside. For reach a greater understanding of this theme, we elaborate the following questioning: how playful used in the classroom and perceived by students in their school learning process? Our hypothesis is that some teachers are not prepared to work playfulness in the students' school learning process. To answer this questioning we elaborated the objectives: to analyze the understanding of students 3rd year of Elementary School I in relation to the use of games and games in the classroom and reflect the importance of playfulness from the understanding of students and the studied literature. This monograph is organized in three chapters: first the theoretical framework with a reflection focused on the importance of play at school in the view of authors such as: Almeida (1995); Benjamin (1984); Freire (1984); Moyles (2002), among others. In the second, bring the relevance of the theme to school activities, the relationship researcher and subject and the instruments for data collection: observation and semi structured interview. In the analysis chapter, we present the students' understanding of playfulness and its relationship with reading and writing systematized. It was possible to conclude, from the students' statements, that the work with games and play makes the teaching-learning process pleasant and meaningful for children and the teacher and a tool more for the development of activities in the classroom.
Keywords: Lúdico
Aprendizagem através de jogos
Jogos e brincadeiras
Educação infantil
Ludic
Learning through games
Games and games
Child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13371
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA MACENA DUARTE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfFrancisca Macena Duarte. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.