Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13384
Title: A importância da relação professor- aluno para a aprendizagem escolar.
Other Titles: The importance of the teacher-student relationship for school learning.
???metadata.dc.creator???: FELÍCIO, Gisele Feitosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Relação professor-aluno;Aprendizagem;Ensino-aprendizagem;Teacher-student relationship;Learning;Teaching-learning
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FELÍCIO, Gisele Feitosa. A importância da relação professor- aluno para a aprendizagem escolar. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda a importância da relação professor-aluno para a aprendizagem escolar de cinco alunos/as do 3° ano do Ensino Fundamental de uma escola publica no Distrito de lara/CE. Partindo dessa temática procuramos responder a algumas indagações: porque alunos apresentam dificuldades em manter um dialogo aberto com a professora? Como essa dificuldade pode interferir no desenvolvimento da aprendizagem escolar? A partir dessas indagações formulamos os objetivos: analisar a influencia e a importância da relação professor aluno para o desenvolvimento da aprendizagem escolar; identificar como ocorre a pratica do dialogo entre estes na sala de aula e observar como acontece esta relação. Para a organização e elaboração do referencial teórico tomamos como base alguns teóricos: (Cagliari, 1998); (Kuethe, 1974); (Sousa, 2002); (Libâneo, 2003), dentre outros. A Monografia esta dividida em três capítulos: no primeiro apresentamos uma discussão teórica acerca da relação professor-aluno e sua influencia para uma aprendizagem significativa e de sucesso. No segundo trazemos os Procedimentos Metodológicos o qual abordamos os critérios para a escolha da escola e dos participantes, os instrumentos para a coleta de dados - observação da sala de aula e entrevista semi-estruturada e a importância da relação pesquisador pesquisado e no terceiro capitulo temos a analise dos dados, momento em que discutimos fatores necessários para uma aprendizagem significativa. Os resultados obtidos por meio das entrevistas nos permitiram perceber que a forma como os alunos são tratados pelo professor tem uma grande influencia para a aprendizagem escolar, como também a falta de um diálogo franco favorece o desestimulo e compromete o processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This research addresses the importance of the teacher-student relationship for the school learning of five students from the 3rd year of elementary school in a public school in the District of lara / CE. Based on this theme, we seek answer some questions: why students have difficulties in maintain an open dialogue with the teacher? How this difficulty can interfere in the development of school learning? From these questions we formulate the objectives: to analyze the influence and the importance of the teacher-student relationship for the development of school learning; identify how the practice the dialogue between them in the classroom and observe how this relationship. For the organization and elaboration of the theoretical framework we take as a base some theorists: (Cagliari, 1998); (Kuethe, 1974); (Sousa, 2002); (Libâneo, 2003), among others. The Monograph is divided into three chapters: the first we present a theoretical discussion about the teacher-student relationship and its influences for meaningful and successful learning. In the second we bring Methodological Procedures which address the criteria for choosing the school and participants, the instruments for data collection - observation of classroom and semi-structured interview and the importance of the researched researcher relationship and in the third chapter we have the data analysis, moment when we discussed factors necessary for meaningful learning. The results obtained through the interviews allowed us to realize that the way students are treated by the teacher has a great influence on learning school, but also the lack of frank dialogue favors discouragement and compromises the teaching-learning process.
Keywords: Relação professor-aluno
Aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Teacher-student relationship
Learning
Teaching-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13384
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELE FEITOSA FELÍCIO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfGisele Feitosa Felício. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.