Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13385
Title: Atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de educar.
Other Titles: Playful activities in the early grades of elementary school: a way of educating.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Helena Bruna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Atividades lúdicas;Instruções através de jogos;Jogos e brincadeiras;Aprendizagem;Ensino fundamental;Ludicidade;Playful activities;Instructions through games;Games and games;Learning;Elementary School;Playfulness
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Helena Bruna. Atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de educar. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: 0 presente trabalho objetiva enfocar o desenvolvimento de atividades lúdicas nas series iniciais do ensino fundamental sendo utilizadas como atividades educativas que favorecem o desenvolvimento do aluno em diferentes âmbitos, desde as relações pessoais até as relações sociais. O estudo aqui realizado buscou reconhecer como tais atividades são realizadas no contexto escolar bem como entender o envolvimento dos alunos com jogos e brincadeiras e o relacionamento professor-aluno diante da realização das atividades. Baseada na pesquisa de estudo de caso e tendo uma abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: entrevistas, observações, portfólio e diário de campo, o qual foi construído no período de estagio supervisionado, os dois últimos serviram como fonte de pesquisa de acordo com a Nova Historia Cultural. A pesquisa também aborda as vivencias tidas durante o período de estagio supervisionado, destacando o rendimento adquirido com a realização de atividades lúdicas tão presentes fora do contexto escolar que favorecem o crescimento saudável das crianças. Ficou claro com a realização da pesquisa que a harmonia entre concertos e praticas, ou seja, a união do saber e do fazer norteados pela reflexão e essencial para uma formação de qualidade do professor. Diante da atuação em sala de aula foi bastante perceptível o prazer despertado na criança quando as atividades, dentro da sala, são realizadas com aporte a ludicidade, bem como o saber significativo despertado com tais brincadeiras.
Abstract: The present work aims to focus on the development of recreational activities in initial series of elementary school being used as educational activities that favor the development of the student in different areas, from the personal relationships to social relationships. The study conducted here sought to recognize how such activities are carried out in the school context as well as understand students' involvement with games and play and the relationship teacher-student when performing activities. Based on research case study and taking a qualitative approach, had as instruments of data collection: interviews, observations, portfolio and field diary, which was built in the supervised internship period, the last two served as research source according to the Nova Historia Cultural. Research also addresses the experiences taken during the period of supervised internship, highlighting the income acquired from carrying out recreational activities as present outside the school context that favor the healthy growth of children. It became clear with the research that the harmony between concerts and practices, that is, the union of knowledge and doing guided by reflection and essential for quality teacher training. Given the performance in classroom was very noticeable the pleasure aroused in the child when the activities, inside the room, are carried out with a playfulness, as well as the significant knowledge awakened by such games.
Keywords: Atividades lúdicas
Instruções através de jogos
Jogos e brincadeiras
Aprendizagem
Ensino fundamental
Ludicidade
Playful activities
Instructions through games
Games and games
Learning
Elementary School
Playfulness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13385
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELENA BRUNA PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfHelena Bruna Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2010.3.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.