Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13386
Title: Evasão e fracasso escolar juvenil em uma escola do Seridó Oriental Paraibano.
Other Titles: Evasion and failure of youth in a school in Seridó Oriental Paraibano - Northeast Brazil
???metadata.dc.creator???: GOMES NETO, Ceciliano.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PAULO, Maria de Assunção de Lima.
Keywords: Evasão escolar;Fracasso escolar;Repetência escolar;Juventude e educação;Socialidade - jovens;Educação de jovens e adultos - EJA;School dropout;School failure;School repetition;Youth and education;Escolarização e juventude
Issue Date: 22-Jun-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES NETO, Ceciliano. Evasão e fracasso escolar juvenil em uma escola do Seridó Oriental Paraibano. 2020 157f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13386
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho buscou entender os fatores que desencadeiam o fracasso e a evasão escolar, em diversas modalidades de ensino médio da ECIT Iolanda Tereza Chaves Lima, em Cubati-PB. Deste modo, o objetivo geral desta investigação foi entender os aspectos que contribuem para estes processos, a partir das motivações dos jovens e do papel da escola. O ambiente escolar, espaço vital para a construção da identidade juvenil, reflete em si grande parte dos conflitos presentes na sociedade: construção de socialidades e desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero. Estes acabam por influenciar aspectos intra e extraescolares dos alunos jovens pesquisados, sendo decisivos para o fracasso e posterior evasão. Para autores como Patto (1993, 2015), Peregrino (2010) e Barbosa (2011), o fracasso escolar, entendido aqui desde o abandono/desistência do aluno, passando pela repetência sistemática, além da ausência de sentido das atividades escolares, pode ser considerado como um dos episódios mais traumáticos na relação entre escola e a comunidade que a sustenta. A pesquisa partiu de uma abordagem quali-quantitativa, aliando levantamento bibliográfico e pesquisa documental com a aplicação de questionários e realização de entrevistas junto aos alunos, com posterior análise de dados sociodemográficos da escola e dos sujeitos da pesquisa, além das histórias de vida de alunos jovens. A partir dos dados obtidos e dos discursos apreendidos, foi possível construir quatro eixos fatoriais: fatores relacionados a dificuldades de acesso escolar bem como fatores outros econômicos, socioemocionais e sociopedagógicos. Dentre estes, podemos apontar como relevantes, o domicilio rural, a necessidade de inserção precoce no mercado de trabalho, gravidez/maternidade e falta de interesse surgem como principais motivos citados para o abandono dos estudos.
Abstract: The present work sought to understand the factors that trigger the failure and school dropout, in several high school modalities at ECIT IolandaTereza Chaves Lima, in Cubati-PB. Thus, the general objective of this research was to understand the aspects that contribute to these processes, from the motivations of young people and the role of the school. The school environment, vital space for the construction of youth identity, reflects in itself a large part of conflicts present in society: building socialities and socioeconomic, racial and gender inequalities. These end up influence intra and extra-school aspects of the young students surveyed, decisive for failure and subsequent evasion. For authors like Patto (1993, 2015), Peregrino (2010) and Barbosa (2011), school failure, understood here since the student's abandonment /dropout, going through repetition in addition to the absence of meaning in school activities, systematic considered as one of the most traumatic episodes in the relationship between school and the community that supports it. The research started from a qualitative approach quantitative analysis, combining bibliographic survey and documentary research with application of questionnaires and conducting interviews with students, with further analysis of sociodemographic date of the school and subjects of the research, in addition to the life stories of young students. From the date obtained and the discourses learned, it was possible to build four factorial axes: factors related to difficulties in school access as well as other economic, socio-emotional and socio- educational factors. Among these, we can point out as relevant, the rural domicile, the need for insertion labor market, pregnancy / maternity and lack of interest appear as the main reasons cited for abandoning studies.
Keywords: Evasão escolar
Fracasso escolar
Repetência escolar
Juventude e educação
Socialidade - jovens
Educação de jovens e adultos - EJA
School dropout
School failure
School repetition
Youth and education
Escolarização e juventude
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13386
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CECILIANO GOMES NETO - DISSERTAÇÃO PROGSOCIO SUMÉ 2020.pdfCeciliano Gomes Neto - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20203.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.