Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia aborda a interretacão professor-aluno no processo de aquisição da leitura e da escrita, a partir da seguinte questão: de que maneira a relação professor-aluno interfere no processo de aprendizagem da leitura de crianças do 2° ano do Ensino fundamental. Para responder a esse questionamento formulamos os seguintes objetivos: Analisar aspectos relevantes de ensino- aprendizagem viabilizados por diversas formas de interação e dialogo; identificar dificuldades existentes na relação professor-aluno que favorecem ou prejudicam o processo ensino-aprendizagem, alem disso, observar como o processo de desenvolvimento de crianças, pode ser transformado pelas interações e relações de ensino no âmbito da sala de aula. Esta pesquisa apresenta uma contextualização da assimilação da leitura no ambiente da sala de aula, atentando para o fato de que as relações interpessoais podem afetar de maneira imediata a tao almejada aquisição da leitura. Sendo assim, como pressupostos teóricos, elencamos: Alonso (2003); Barbosa (2004); Neto (1994); Ferreiro (1992); Lemle (1987); Terzi (1995) que trabalham com a temática. Esta pesquisa foi realizada com cinco alunos do 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola publica da cidade de Jerico/PB. Dessa forma, esse estudo divide-se em três capítulos, o qual o primeiro expõe uma breve discussão teórica sobre a importância da leitura. Já o segundo aborda os Procedimentos Metodológicos a partir da importância da relação pesquisador-sujeito e os instrumentos de coleta de dados. Por fim, no terceiro capitulo trazemos os resultados da pesquisa que revelam os pontos negatives e positivos quanto ao ensino de leitura, fornecendo pistas para modificarmos a leitura mecânica/decodificadora em reflexiva/critica. Por isso, finalizamos nossas abordagens apontando a importância da relação professor- aluno para que a aprendizagem da leitura ganhe novo sentido independente dos contextos situacionais, dentro ou fora da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA Interrelação professor/aluno no processo de aquisição da leitura.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis monograph addresses the teacher-student interaction in the acquisition process reading and writing, starting from the following question: how the relationship teacher-student interferes in the learning process of reading children from the 2nd year of elementary school. To answer this question formulate the following objectives: To analyze relevant aspects of learning made possible by different forms of interaction and dialogue; identify difficulties existing in the teacher-student relationship that favor or hinder the teaching-learning process, in addition, to observe how the process of development of children, can be transformed by interactions and relationships teaching within the classroom. This research presents a contextualization of the assimilation of reading in the classroom environment, to the fact that interpersonal relationships can immediately affect the so desired acquisition of reading. Therefore, as theoretical assumptions, we list: Alonso (2003); Barbosa (2004); Neto (1994); Ferreiro (1992); Lemle (1987); Terzi (1995) who work with the theme. This research was carried out with five students from the 2nd year of elementary school in a public school in the city ​​of Jerico / PB. Thus, this study is divided into three chapters, which the first presents a brief theoretical discussion on the importance of reading. The The second addresses Methodological Procedures based on the importance of researcher-subject relationship and data collection instruments. Finally, in the third chapter we bring the results of the research that reveal the points negatives and positives regarding the teaching of reading, providing clues to we change the mechanical / decoding reading into reflective / critical. That is why, we ended our approaches by pointing out the importance of the teacher-teacher relationship student so that the learning of reading gains new meaning independent of the situational contexts, inside or outside the school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13387-
dc.date.accessioned2020-07-18T18:56:08Z-
dc.date.available2020-07-17-
dc.date.available2020-07-18T18:56:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação professor - alunopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAprendizagem de leiturapt_BR
dc.subjectTeacher - student relationshippt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectLearning to readpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria do Rosário Linhares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher / student interrelation in the reading acquisition process.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria do Rosário Linhares de. A Interrelação professor/aluno no processo de aquisição da leitura. 2010. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO ROSÁRIO LINHARES DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria do Rosário Linhares de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.