Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388
Title: Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Learning difficulties in the early grades of elementary school.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Irla Soraia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Psicologia educacional;Dificuldades de aprendizagem;Ensino fundamental- séries iniciais;Educational Psychology;Learning difficulties;Elementary school - initial grades
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente.
Abstract: This work analyzes the reflections resulting from a study on the difficulties of learning in the early grades of elementary school. The aim of this study is to show that the school context should be geared to the changes that occur through the transmission of knowledge and thus questioning all the necessary elements in the face of questions about teaching and learning. We started with a qualitative research, using interviews and observations as an instrument for data collection, in addition to the portfolio and the field diary, as sources of documentary research. In this perspective, the results extracted directly contribute to the understanding of questions related to learning in a way that enables the realization of changes in the school experience. In this sense, the teacher-student relationship is a reality that becomes a central aspect of elements that influence the difficulties contained in the learning of the initial grades. Therefore, the theme aims to understand the educational practice, as a fundamental point of the teaching / learning process to obtain an interaction between the teacher and the student.
Keywords: Psicologia educacional
Dificuldades de aprendizagem
Ensino fundamental- séries iniciais
Educational Psychology
Learning difficulties
Elementary school - initial grades
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRLA SORAIA DE MORAIS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfIrla Soraia de Morais. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.