Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7014527776919340pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoPedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.pt_BR
dc.date.issued2010-11-
dc.description.abstractHospital pedagogy and a teaching modality inserted in Education Special that defends the specialized pedagogical-hospital assistance to children / adolescents unable to attend regular education for a long time or short period, due to physical or psychological illnesses, The same and ensured by the 1996 Law of Guidelines and Bases which states the formalization hospital classes. Based on this statement, this monograph studied the importance of educational support for hospitalized children, always bearing in mind that the right to education should not be second plan and that it can be an auxiliary means of "treatment" for children hospitalized, since every child has the need to continue integrated with your social environment. Knowing the importance of studying, as well as coexistence with the social environment that the school provides for the child, this work presents what hospital pedagogy is, its importance for the maintenance of the intellectual and social faculties of the hospitalized child and also its contribution to its physical recovery. This was done used as an instrument of data collection, observation, sources bibliographic sources, in addition to documentary sources, such as: portfolio and field, built in the performance of the supervised internship. This research made it possible to confirm the need for a pedagogical accompaniment to the rehabilitation of the sick child and that despite the hospital pedagogy being a new theme, the performance of these classes are still scarce, mainly in the state of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391-
dc.date.accessioned2020-07-19T17:43:48Z-
dc.date.available2020-07-19-
dc.date.available2020-07-19T17:43:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectPedagogo- ambiente hospitalarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectHospital Pedagogypt_BR
dc.subjectPedagogue- hospital environmentpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectRegular educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Juciely de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of pedagogical hospital care for the re-foundation of the student to regular education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCIELY DE SOUSA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfJuciely de Sousa Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010.3.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.