Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13393
Title: As contribuições da psicologia do desenvolvimento no processo de aprendizagem.
Other Titles: The contributions of developmental psychology to the learning process.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Leidiclere Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Psicologia do desenvolvimento;Teoria do desenvolvimento cognitivo;Aprendizagem- fatores e processos psicológicos;Developmental Psychology;Cognitive development theory;Learning - psychological factors and processes
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Leidiclere Dantas de. As contribuições da psicologia do desenvolvimento no processo de aprendizagem. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo discutir as contribuições da psicologia do desenvolvimento no processo de aprendizagem, tomando como base a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo desenvolvida por Jean Piaget que ressalta a gênese da inteligência humana. Para tanto, este não abrange um resumo da vasta obra deste autor, mas sim, fatores considerados necessários a construção e desenvolvimento da aprendizagem decorrentes do processo intelectual dos educandos no contexto da sala de aula. Na metodologia contou-se com a pesquisa de campo e a pesquisa explicativa através de uma abordagem qualitativa dos dados. Recorreu-se também a outras fontes documentais de pesquisa, como as memorias e narrativas, construídas durante o desenvolvimento deste. Como lócus de conhecimento com vistas a aproximação da realidade analisada, pode-se acrescentar que as experiências vivenciadas nesse período possibilitaram, em meio aos resultados obtidos, a constatação dos estudos de Piaget, sobre a variação das habilidades e competências do sujeito em determinado momento de evolução do pensamento humano, ao tratar neste caso, das dificuldades apresentadas por alguns alunos a resolução das atividades propostas na sala de aula, como possibilitou, em meio a esses problemas de aprendizagem, melhorias na elaboração de novas estratégias e subsídios a realização de aulas mais dinâmicas e atraentes, estas pautadas pela relação efetiva entre a teoria e pratica desenvolvida no contexto escolar. Concluiu-se assim, a importância do conhecimento prévio do educador com relação a capacidade de pensar e conhecer da criança, considerando as diversidades de aspectos que marcam o ritmo de desenvolvimento e aprendizagem, mediante a elaboração e realização de certas atividades desenvolvidas pelos professores na sala de aula, o que nos propõe refletir, de forma mais intensa, sobre a construção do conhecimento epistemológico, em meio ao processo de construção e reconstrução do conhecimento que define o sujeito enquanto ser ativo e participante do seu processo de desenvolvimento intelectual.
Abstract: This work aimed to discuss the contributions of developmental psychology to the learning process, based on the Cognitive Development Theory developed by Jean Piaget that highlights the genesis of human intelligence. To this end, it does not cover a summary of the vast work of this author, but rather factors considered necessary for the construction and development of learning resulting from the intellectual process of students in the context of the classroom. The methodology relied on field research and explanatory research through a qualitative approach to the data. Other documentary sources of research were also used, such as memoirs and narratives, built during its development. As a locus of knowledge with a view to approximating analyzed reality, it can be added that the experiences lived in this period made it possible, in the midst of the results obtained, to verify Piaget's studies on the variation of the subject's skills and competences at a certain moment in the evolution of human thought, by dealing in this case with the difficulties presented by some students in solving the activities proposed in classroom, as it made possible, in the midst of these learning problems, improvements in the elaboration of new strategies and subsidies to the realization of more dynamic and attractive classes, these guided by the effective relationship between theory and practice developed in the school context. It was concluded, therefore, the importance of the educator's prior knowledge regarding the child's ability to think and know, considering the diversity of aspects that mark the pace of development and learning, through the elaboration and realization of certain activities developed by teachers in the classroom class, which proposes us to reflect, in a more intense way, on the construction of epistemological knowledge, in the midst of the process of construction and reconstruction of knowledge that defines the subject as an active and participant in his intellectual development process.
Keywords: Psicologia do desenvolvimento
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem- fatores e processos psicológicos
Developmental Psychology
Cognitive development theory
Learning - psychological factors and processes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13393
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDICLERE DANTAS DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfLeidiclere Dantas de Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2010.4.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.