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Title: Acidente motociclístico: caracterização de vítima socorridas pelo serviço de atendimento móvel de urgência de Sousa-PB.
Other Titles: Motorcycle accident: characterization of victims rescued by the mobile emergency service of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Mariana Queiroga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CASIMIRO, Geofabio Sucupira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA , Ariele Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ABRANTES, Sonally Yasnara Sarmento Medeiros.
Keywords: Acidente de trânsito - motocicleta;Atendimento Móvel de Urgência - acidente de trânsito;Traffic accident - motorcycle;Mobile Emergency Service - traffic accident
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Mariana Queiroga. Acidente motociclístico: caracterizado de vítimas socorridas pelo serviço de atendimento móvel de urência no município de Sousa-PB. 2010. 68f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O crescimento da frota de motocicleta no Brasil, veículo que vem destacando-se dos demais por seu uso como meio de transporte e no mercado de trabalho, colabora para a alta incidência de acidentes que envolvem esse tipo de veículo. Dessa forma, objetivou-se caracterizar o perfil epidemiológico de vítimas de trauma por acidentes de motocicletas socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Sousa-PB. Trata-se de um estudo transversal, de natureza exploratória e descritiva do tipo documental com abordagem quantitativa. Esse estudo foi realizado a partir das fichas de registro de ocorrência, por meio da técnica de amostragem não-probabilística intencional. A população foi constituída pelas fichas de registro de ocorrências que aconteceram no ano de 2009. Dentro deste universo a amostra foi composta pelas fichas de atendimento a vítimas de acidentes de motocicleta devidamente preenchidas e assinadas pela equipe que realizou o atendimento. Foram excluídas as fichas em que não foi possível identificar se o acidente de transito era acidente de motocicleta, assim resultou em uma amostra de 430 fichas de vítimas de acidente de motocicleta. Os dados foram coletados nos meses de outubro e novembro através de um instrumento de coleta de dados e em seguida foram codificados e analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 13.0. Os resultados revelaram que 430 indivíduos foram vítimas de acidente de motocicleta. Quanta as características dessas vítimas, observou-se que 73,5% eram do sexo masculino, na faixa etária de 21-25 anos (16,7%), seguidas da faixa etária de 26-30 anos (16,2%) e 16-20 anos (14%). A cabeça e os membros inferiores foram as regiões corpóreas mais atingidas em 43% e 38,6% respectivamente. O tipo de lesão mais frequente foi as escoriações em 48,1%. Dentre os sinais e sintomas a dor foi o mais frequente em 33,5%. 14% das vítimas apresentaram Escala de Coma de Glasgow (ECG) leve. E 28,6% destas estavam sob o efeito do álcool. O uso do capacete não foi informado em 99% das fichas. Verificou-se que 94,9% das vítimas foram encaminhadas ao hospital enquanto 2,6% foram a óbito. Em relação a caracterização do acidente, houve uma predominância de acidentes nos finais de semana, principalmente aos domingos em 24,9%, sendo a noite (41,2%) o horário mais propicio para o acontecimento desses. Contatou-se que no mês de agosto (12,3%) foi o mais prevalente entre os acidentes. O tipo do acidente predominante foi a queda em 32,6%. 54,9% dos acidentes ocorreram na zona urbana de Sousa, o veículo enviado ao local do acidente mais frequente foi a Unidade de Suporte Básico em 77,5%, em 87% os órgãos de segurança publica não estavam presentes e em 8,6% atendimento não foi realizado devido ao cancelamento da ocorrência (QTA). Assim, percebe-se que os acidentes com motociclistas constituem um problema de saúde pública e expressam a dimensão dessa realidade em Sousa, o que permite o conhecimento sobre as características das vítimas e do evento. Dessa forma, poderá subsidiar o delineamento de medidas que possam contribuir para a redução de morbimortalidade por acidentes de motocicleta.
Abstract: The growth of the motorcycle fleet in Brazil, a vehicle that has stood out from the others for its use as a means of transport and in the labor market, contributes to the high incidence of accidents involving this type of vehicle. Thus, the objective was to characterize the epidemiological profile of trauma victims due to motorcycle accidents rescued by the Mobile Emergency Service (SAMU) in the city of Sousa-PB. This is a cross-sectional, exploratory and descriptive study of the documentary type with a quantitative approach. This study was carried out from the occurrence record sheets, using the intentional non-probabilistic sampling technique. The population consisted of records of occurrences that occurred in 2009. Within this universe, the sample consisted of the forms of assistance to victims of motorcycle accidents duly completed and signed by the team that performed the assistance. Records were excluded in which it was not possible to identify whether the traffic accident was a motorcycle accident, thus resulting in a sample of 430 records of victims of motorcycle accidents. The data were collected in the months of October and November using a data collection instrument and were then coded and analyzed by the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 13.0. The results revealed that 430 individuals were victims of a motorcycle accident. As for the characteristics of these victims, it was observed that 73.5% were male, aged 21-25 years (16.7%), followed by the age group 26-30 years (16.2%) and 16-20 years (14%). The head and lower limbs were the most affected body regions in 43% and 38.6%, respectively. The most frequent type of injury was abrasions in 48.1%. Among the signs and symptoms, pain was the most frequent in 33.5%. 14% of victims had a mild Glasgow Coma Scale (ECG). And 28.6% of these were under the influence of alcohol. The use of the helmet was not reported in 99% of the records. It was found that 94.9% of the victims were referred to the hospital while 2.6% died. Regarding the characterization of the accident, there was a predominance of accidents on the weekends, mainly on Sundays in 24.9%, with the night (41.2%) being the most favorable time for these events. It was found that in August (12.3%) it was the most prevalent among accidents. The predominant type of accident was a 32.6% drop. 54.9% of the accidents occurred in the urban area of ​​Sousa, the vehicle sent to the site of the most frequent accident was the Basic Support Unit in 77.5%, in 87% the public security agencies were not present and in 8.6 % attendance was not performed due to the cancellation of the occurrence (QTA). Thus, it is clear that motorcycle accidents are a public health problem and express the dimension of this reality in Sousa, which allows knowledge about the characteristics of the victims and the event. In this way, it will be able to support the design of measures that can contribute to the reduction of morbidity and mortality from motorcycle accidents.
Keywords: Acidente de trânsito - motocicleta
Atendimento Móvel de Urgência - acidente de trânsito
Traffic accident - motorcycle
Mobile Emergency Service - traffic accident
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13399
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