Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico apresenta uma breve pesquisa sobre as relações étnico-raciais no 5° ano do ensino fundamental, realizada na EMEF Professor Newton Seixas, localizada na cidade de Pombal. O objetivo foi analisar como as crianças se relacionam quando são realizadas atividades coletivas, verificando assim a construção de sua identidade e identificando como desenvolvem a sua aprendizagem em meio a diversidade e ainda examinar nos conteúdos trabalhados em sala de aula se ha o combate a respeito de preconceitos, discriminastes, racismo e inclusão social. Assim, sera abordado assuntos que tratam sobre as Relações Étnico-raciais e a lei 10.639/03, como também conhecimentos dos alunos do 5° ano do ensino fundamental I, em torno de alguns pontos principais como preconceito e discriminação que estão em volta das relações étnico-raciais e ainda abordara as vivencias do estagio com percepção nas relações étnico-raciais. A pesquisa classifica-se como estudo de caso, realizada com quatro alunos da turma, numa abordagem qualitativa seguida da analise de conteúdo de Bardin. Utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevista, portfólio e diário de campo apoiando-se na perspectiva da Nova Historia Cultura. Este estudo revela que quando o assunto e referido a questões étnico-raciais, este só e perceptível no meio escolar quando se manifesta atitudes preconceituosas, praticas discriminatórias e racistas, com isso eles conseguem perceber as diferenças que cada um possui, e que pouco e discutido o assunto sobre relações étnico raciais sendo incompreensíveis para os alunos os grupos étnicos de acordo com o livro didático. Em suma, torna-se fundamental adentrar com a pratica de ensino das relações étnico-raciais mediante as diversas culturas dos grupos étnico-raciais fazendo valer o que diz a lei 10.639/03 no ensino fundamental e desconstruir as praticas preconceituosas, discriminatórias e racistas no meio escolar a partir de conhecimentos étnicos raciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe present monographic work presents a brief research on the relationships ethnic-racial education in the 5th year of elementary school, held at EMEF Professor Newton Seixas, located in the city of Pombal. The objective was to analyze how children relate when collective activities are carried out, verifying thus building their identity and identifying how they develop their learning in the midst of diversity and still examine the contents worked in the classroom if there is a fight about prejudice, discrimination, racism and social inclusion. Thus, subjects that deal with Ethnic-racial relations and law 10.639 / 03, as well as students' knowledge of the 5th year of elementary school I, around some main points like prejudice and discrimination that surround ethnic-racial relations and yet approached the experiences of the internship with perception of ethnic-racial relations. THE The research is classified as a case study, carried out with four students in the class, in a qualitative approach followed by Bardin's content analysis. Used as instruments of data collection the observation, interview, portfolio and diary of field based on the perspective of the New Historia Cultura. This study reveals that when the subject is referred to ethnic-racial issues, this is only noticeable in the middle when prejudiced attitudes, discriminatory practices and racists, with that they can perceive the differences that each one has, and that little and discussed the issue of ethnic racial relations being incomprehensible to students the ethnic groups according to the textbook. In short, it is essential to enter into the practice of teaching relations racial-ethnic groups through the diverse cultures of ethnic-racial groups making what the law 10.639 / 03 says in elementary education and deconstruct the practices prejudiced, discriminatory and racist in the school environment from racial ethnic knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419-
dc.date.accessioned2020-07-20T20:53:39Z-
dc.date.available2020-07-20-
dc.date.available2020-07-20T20:53:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectRelações étnico - raciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - atividades coletivaspt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectEthnic - racial relationspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectDiscriminationpt_BR
dc.subjectChildren - collective activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria José de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEthnic - racial relations in the 5th year of elementary school I.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria José de Sousa. Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABÍOLA BRAGA BEZERRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria José de Sousa Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.