Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13420
Title: Alfabetização de jovens e adultos: dificuldades de aprendizagem.
Other Titles: Literacy of youth and adults: learning difficulties.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Jossilange Cecília de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Alfabetização;Cidadania;Youth and adult education;Literacy;Citizenship
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Jossilange Cecília de. Alfabetização de jovens e adultos: dificuldades de aprendizagem. 2010. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo sobre a educação de jovens e adultos objetivou analisar os principais problemas apresentados no processo de alfabetização de jovens e adultos, principalmente sobre as dificuldades dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada com os alunos do 1° segmento da educação de jovens e adultos da modalidade EJA da E.M.E.I.E.E Crispim Coelho. Neste sentido, a pesquisa revelou os problemas enfrentados pelos alunos e o modo como esses trabalham, juntamente com a sua professora, para supera-los, desenvolvendo caminhos possíveis para lidar com a sua aprendizagem da leitura e da escrita. Como suportes teóricos nos valeram do pensamento de alguns autores que tratam do assunto, tais como. Paulo Freire, Afonso Celso Scocuglia, Claudia Lemos, Jane Paiva, Paulo Ghiraldelli Junior, entre outros que nos ajudaram na investigação, apontando caminhos teóricos e metodológicos na compreensão e na investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os alunos tem um sentido positivo sobre a sua escolarização, pois essa lhes possibilita resolver questões do seu dia-a-dia e ajuda na conquista de uma condição de cidadania no mundo.
Abstract: Este estudo sobre a educação de jovens e adultos objetivou analisar os principais problemas apresentados no processo de alfabetização de jovens e adultos, principalmente sobre as dificuldades dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada com os alunos do 1° segmento da educação de jovens e adultos da modalidade EJA da E.M.E.I.E.E Crispim Coelho. Neste sentido, a pesquisa revelou os problemas enfrentados pelos alunos e o modo como esses trabalham, juntamente com a sua professora, para supera-los, desenvolvendo caminhos possíveis para lidar com a sua aprendizagem da leitura e da escrita. Como suportes teóricos nos valeram do pensamento de alguns autores que tratam do assunto, tais como. Paulo Freire, Afonso Celso Scocuglia, Claudia Lemos, Jane Paiva, Paulo Ghiraldelli Junior, entre outros que nos ajudaram na investigação, apontando caminhos teóricos e metodológicos na compreensão e na investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os alunos tem um sentido positivo sobre a sua escolarização, pois essa lhes possibilita resolver questões do seu dia-a-dia e ajuda na conquista de uma condição de cidadania no mundo.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Cidadania
Youth and adult education
Literacy
Citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13420
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSSILANGE CECILIA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP . 2010 pdfJossilange Cecília de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.