Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13421
Title: Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
Other Titles: Indiscipline in the classroom of students of the 3rd year of elementary school I.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Indisciplina escolar;Relação professor-aluno;School indiscipline;Teacher-student relationship
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de. Indisciplina no cotidiano da s ala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A indisciplina e um fenômeno que vem se agravando progressivamente, tornando- se uma das principais dificuldades para a realização do trabalho escolar. A presente pesquisa buscou, a partir da visão de alunos, quais seriam as causas e consequências da indisciplina no cotidiano escolar. Nesse sentido, elaboramos nosso problema de pesquisa: quais as causas da indisciplina no cotidiano de sala de aula de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese e que as causas da indisciplina poderão estar ligadas aos conflitos familiares, já que estes são os primeiros educadores. Diante desse problema, elaboramos os seguintes objetivos: investigar, junto aos alunos, as causas da indisciplina no cotidiano escolar e identificar quais as consequências decorrentes da indisciplina no cotidiano da sala de aula. O referencial teórico esta baseado em Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira (1996), dentre outros. Coletamos os dados a partir da entrevista semiestruturada realizada com cinco alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Publica Municipal da cidade Pombal-PB e realizamos observações das aulas, assim como anotações no caderno de campo. Esta monografia esta dividida em três capítulos, sendo que no I capitulo, temos a fundamentação teórica baseada em diferentes autores que tratam da temática indisciplina; no II capitulo apresentamos os procedimentos metodológicos, a partir da escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa e os instrumentos para a coleta dos dados. No III capitulo, discutimos os dados apreendidos durante as observações realizadas em sala de aula e as informações coletadas a partir da entrevista semi estruturada. Nas considerações finais, apresentamos uma reflexão voltada para o entendimento da indisciplina como um dos problemas mais preocupantes na instituição escolar e que, muitas vezes, impede que o professor desenvolva seu trabalho com afinco. Os resultados obtidos mostram que os alunos não possuem consciência que o comportamento indesejado atrapalha a aprendizagem deles próprios e dos demais colegas da turma.
Abstract: Indiscipline is a phenomenon that has been progressively worsening, becoming one of the main difficulties for carrying out the work school. This research sought, from the point of view of students, which would be the causes and consequences of indiscipline in everyday school life. In this sense, elaborate our research problem: what are the causes of indiscipline in the classroom of students of the 3rd year of Elementary School I? Wow hypothesis and that the causes of indiscipline may be linked to conflicts since they are the first educators. Faced with this problem, we elaborated the following objectives: to investigate, with the students, the causes of indiscipline in the school routine and identify the consequences arising from indiscipline in the classroom. The theoretical framework is based on Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira (1996), among others. We collected the data from the semi-structured interview carried out with five students of the 3rd year of Elementary School a Public Public School in the city of Pombal-PB and made observations classes, as well as notes in the field notebook. This monograph is divided into three chapters, and in the first chapter, we have the rationale theoretical based on different authors dealing with the subject of indiscipline; in II chapter we present the methodological procedures, from the choice of the research subjects and the instruments for data collection. In the third chapter, we discuss the data learned during the observations carried out in the classroom and the information collected from the interview half structured. In the final remarks, we present a reflection focused on the understanding of indiscipline as one of the most worrying in the school institution and that, many times, prevents the teacher develop your work diligently. The results obtained show that students are unaware that unwanted behavior hinders the learning of themselves and other classmates.
Keywords: Indisciplina escolar
Relação professor-aluno
School indiscipline
Teacher-student relationship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13421
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELI CRISTINA PEREIRA DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010. pdfKeli Cristina Pereira de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.