Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437
Title: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
Other Titles: Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, Maria Vanda Edina.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Indisciplina escolar;Aluno indisciplinando;Relação professor - aluno;Aprendizagem;School indiscipline;Undisciplined student;Teacher - student relationship;Learning
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo (2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo, temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula, assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar. Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
Abstract: This monographic research entitled: Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I was held at a municipal public school in the district of lara / CE with five students. This research seeks to answer the following questioning: what leads students to have behaviors considered inappropriate in the classroom? It has the following objectives: to identify possible causes that lead students to be undisciplined and discuss the probable consequences of indiscipline in the classroom. For the elaboration of referendum I theoretical based on the following authors: Aquino (1998); Moll (1996); Rebellion (2002); Moco (2009), among others. The monograph is divided into three chapters organized in this way: in the first chapter, I present the concept of indiscipline of some authors who present us with different ways of understanding the causes and consequences of this theme for the teacher-student relationship and consequently for the teaching-learning process. In the second chapter, we have as a methodological procedure, to present the instruments used to the collection of data that were: classroom observation and interview half structured; the importance of these two types of instruments for the realization field research; criteria for choosing the school and the participants. At the third chapter we highlight the analysis of the data, from the understanding of the students about indiscipline. We can conclude, even partially, that the indiscipline puts at risk the accomplishment of a differentiated work in the classroom, just as it does not favor the teaching-learning process and that this is a problem that has affected both public and private school institutions. THE question of indiscipline in the classroom and a topic that has been worrying educators, challenging scholars of the subject and disturbing the school routine. We realized, from the statements of the research participants that indiscipline and caused by factors internal and external to the school and that is urgent understand the causes and consequences of this for school learning of 4th grade elementary school students.
Keywords: Indisciplina escolar
Aluno indisciplinando
Relação professor - aluno
Aprendizagem
School indiscipline
Undisciplined student
Teacher - student relationship
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VANDA EDINA FEITOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria Vanda Edina Feitosa. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.