Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13438
Title: A aprendizagem moral e ética na infância: um desafio social escolar.
Other Titles: Moral and ethical learning in childhood: a school social challenge.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Danielly Carvalho.
Keywords: Educação moral;Educação infantil;Moral e ética;Crianças- desenvolvimento moral e ética;Aprendizagem moral;Moral education;Child education;Morals and ethics;Children - moral and ethical development;Moral learning
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Danielly Carvalho. A aprendizagem moral e ética na infância: um desafio social e escolar. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico apresenta considerações sobre o desenvolvimento moral e suas implicações na formação de crianças pequenas. Aponta a diferença entre moral e ética em interlocução com características de ambas na sociedade brasileira. Aponta a importância de uma sociedade sensível ao progresso moral na infância e de instituições como a família e a escola agirem como parâmetros para esse avanço. Assim, recorre-se a vários teóricos para consolidar este trabalho, como: Paulo Freire, Adolfo Vazquez, Terezinha Rios e David Fontana. A metodologia conta com a pesquisa Estudo de Caso, de modo que a abordagem qualitativa, os resultados da pesquisa condizem com as teorias que serviram de pressupostos para a construção deste trabalho, que constatou um déficit no ensino e no desenvolvimento moral e, por conseguinte, ético das crianças, evidenciando isto como um reflexo do meio em que vivem e da ética desta sociedade. Também recorre a Nova Historia Cultural, fundamentando este trabalho com as fontes de pesquisa: Narrativas Documentais. Aborda o estagio como essencial para o enriquecimento formativo no exercício da relação teoria e pratica, em que se apresentaram situações no processo ensino aprendizagem que necessitavam de metodologias de sensibilidade e de humanização, fatores amplamente discutidos na trajetória desta formação acadêmica. Conclui que o desenvolvimento moral e um aspecto complexo da formação infantil que perpassa desde atuação na escola, avanço cognitivo, gênese da personalidade ate evoluir e alcançar a alteridade, o que anuncia a necessidade de reflex5es mais profundas sobre a moral e suas implicações na formação do ser.
Abstract: This monographic work presents considerations on moral and social development its implications for the formation of young children. It points out the difference between morality and ethics in dialogue with characteristics of both in Brazilian society. Points to importance of a society sensitive to moral progress in childhood and of institutions how the family and the school act as parameters for this progress. Thus, we resort to to several theorists to consolidate this work, such as: Paulo Freire, Adolfo Vazquez, Terezinha Rios and David Fontana. The methodology relies on the Case Study research, so that the qualitative approach, the research results are consistent with the theories that served as presuppositions for the construction of this work, that verified a deficit in teaching and in the moral and therefore ethical development of children, evidencing this as a reflection of the environment in which they live and the ethics of this society. It also uses the New Cultural History, basing this work with the sources research: Documentary Narratives. It approaches the internship as essential for the formative enrichment in the exercise of the theory and practice relationship, in which presented situations in the teaching-learning process that needed sensitivity and humanization methodologies, factors widely discussed in the trajectory of this academic formation. It concludes that moral development and a complex aspect of child education that goes from acting at school, advancing cognitive, personality genesis until evolving and reaching alterity, which announces the need for deeper reflections on morality and its implications for education of being.
Keywords: Educação moral
Educação infantil
Moral e ética
Crianças- desenvolvimento moral e ética
Aprendizagem moral
Moral education
Child education
Morals and ethics
Children - moral and ethical development
Moral learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13438
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLY CARVALHO SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfDanielly Carvalho Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.