Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho monográfico apresenta considerações sobre o desenvolvimento moral e suas implicações na formação de crianças pequenas. Aponta a diferença entre moral e ética em interlocução com características de ambas na sociedade brasileira. Aponta a importância de uma sociedade sensível ao progresso moral na infância e de instituições como a família e a escola agirem como parâmetros para esse avanço. Assim, recorre-se a vários teóricos para consolidar este trabalho, como: Paulo Freire, Adolfo Vazquez, Terezinha Rios e David Fontana. A metodologia conta com a pesquisa Estudo de Caso, de modo que a abordagem qualitativa, os resultados da pesquisa condizem com as teorias que serviram de pressupostos para a construção deste trabalho, que constatou um déficit no ensino e no desenvolvimento moral e, por conseguinte, ético das crianças, evidenciando isto como um reflexo do meio em que vivem e da ética desta sociedade. Também recorre a Nova Historia Cultural, fundamentando este trabalho com as fontes de pesquisa: Narrativas Documentais. Aborda o estagio como essencial para o enriquecimento formativo no exercício da relação teoria e pratica, em que se apresentaram situações no processo ensino aprendizagem que necessitavam de metodologias de sensibilidade e de humanização, fatores amplamente discutidos na trajetória desta formação acadêmica. Conclui que o desenvolvimento moral e um aspecto complexo da formação infantil que perpassa desde atuação na escola, avanço cognitivo, gênese da personalidade ate evoluir e alcançar a alteridade, o que anuncia a necessidade de reflex5es mais profundas sobre a moral e suas implicações na formação do ser.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA aprendizagem moral e ética na infância: um desafio social escolar.pt_BR
dc.date.issued2010-12-
dc.description.abstractThis monographic work presents considerations on moral and social development its implications for the formation of young children. It points out the difference between morality and ethics in dialogue with characteristics of both in Brazilian society. Points to importance of a society sensitive to moral progress in childhood and of institutions how the family and the school act as parameters for this progress. Thus, we resort to to several theorists to consolidate this work, such as: Paulo Freire, Adolfo Vazquez, Terezinha Rios and David Fontana. The methodology relies on the Case Study research, so that the qualitative approach, the research results are consistent with the theories that served as presuppositions for the construction of this work, that verified a deficit in teaching and in the moral and therefore ethical development of children, evidencing this as a reflection of the environment in which they live and the ethics of this society. It also uses the New Cultural History, basing this work with the sources research: Documentary Narratives. It approaches the internship as essential for the formative enrichment in the exercise of the theory and practice relationship, in which presented situations in the teaching-learning process that needed sensitivity and humanization methodologies, factors widely discussed in the trajectory of this academic formation. It concludes that moral development and a complex aspect of child education that goes from acting at school, advancing cognitive, personality genesis until evolving and reaching alterity, which announces the need for deeper reflections on morality and its implications for education of being.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13438-
dc.date.accessioned2020-07-21T23:56:45Z-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-07-21T23:56:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMoral e éticapt_BR
dc.subjectCrianças- desenvolvimento moral e éticapt_BR
dc.subjectAprendizagem moralpt_BR
dc.subjectMoral educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectMorals and ethicspt_BR
dc.subjectChildren - moral and ethical developmentpt_BR
dc.subjectMoral learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Danielly Carvalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMoral and ethical learning in childhood: a school social challenge.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Danielly Carvalho. A aprendizagem moral e ética na infância: um desafio social e escolar. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLY CARVALHO SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfDanielly Carvalho Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.