Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13465
Title: O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Playfulness in the teaching of mathematics: contributions to the teaching / learning process in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Veruska da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Lúdico na matemática;Ensino de matemática;Ludicidade;Matemática aprendizagem;Jogos e brincadeiras;Playful in mathematics;Mathematics teaching;Playfulness;Mathematics learning;Games and games
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Veruska da. O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: 0 presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que a ludicidade oferece para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo que os alunos se sintam mais motivados e que vençam as dificuldades existentes em relação a disciplina. O mesmo apresenta algumas concepções teóricas enfocando a origem da brincadeira e dos jogos na sociedade, como funciona o método lúdico, as contribui coes que os jogos e brincadeiras oferecem, como a ludicidade foi inserida na sala de aula, por que o ensino da matemática e visto com tanta dificuldade pelos alunos, como transformar as aulas de matemática em momentos atraentes, construtivos e esperados com o auxilio dos materiais concretos, jogos e brincadeiras e por que esse método, ainda, e visto com tanta resistências por alguns educadores. Ainda permite verificar como a ludicidade pode favorecer tanto o professor como o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se como aporte metodológico o método qualitativa e teve como etapas, inicialmente, a observação da sala de aula de estagio, posteriormente, aplicação de questionários aos alunos voltados ao objeto de estudo e por ultimo, o estagio supervisionado que permitiu uma pratica na qual pode-se verificar a realidade da sala de aula em relação ao objeto de estudo. A analise de tais etapas proporcionou a conclusão de que, com as aulas de matemática ministradas com o apoio de jogos, brincadeiras e matérias concretos, os alunos apresentam maior motivação na sala de aula, a quebra do medo em relação a matemática, uma considerável melhora no desempenho das realizações das atividades e um sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível também, a constatação da não inserção da ludicidade na metodologia adotada pelo educador.
Abstract: The present work aims to analyze the contributions that playfulness offers to teaching mathematics in the early years of elementary school, allowing students to become feel more motivated and overcome difficulties in relation to discipline. THE even presents some theoretical conceptions focusing on the origin of play and games in society, how the ludic method works, contributes to what games and games offer, how playfulness was inserted into the classroom, why teaching mathematics and seen with such difficulty by students, how to turn math classes into attractive, constructive and expected moments with the help of concrete materials, games and jokes and why this method is still seen with so much resistance by some educators. It also allows us to verify how playfulness can favor both the teacher and the student in the teaching-learning process. The methodological contribution used was the qualitative method and had as stages, initially, the observation of the internship classroom, subsequently, application of questionnaires to students focused on the object of study and by lastly, the supervised internship that allowed a practice in which one can verify the reality of the classroom in relation to the object of study. The analysis of such steps provided the conclusion that, with math classes taught with the support of games, games and concrete materials, students are more motivated in the classroom class, the breaking of fear in relation to mathematics, a considerable improvement in performance activities and a success in the teaching-learning process. It was possible also, the verification of the non insertion of playfulness in the methodology adopted by the educator.
Keywords: Lúdico na matemática
Ensino de matemática
Ludicidade
Matemática aprendizagem
Jogos e brincadeiras
Playful in mathematics
Mathematics teaching
Playfulness
Mathematics learning
Games and games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13465
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VERUSKA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria Veruska da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 2.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.