Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, D. V. S.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3798233801305916pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Allyson Haley dos.
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1724904523459447pt_BR
dc.contributor.referee1MESQUITA, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3691373858863880pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, José Idemário Tavares de.
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4813795775916048pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia versa sobre o depoimento especial previsto na Lei nº 13.431/2017, na construção de procedimento que enfoca reduzir os danos ocasionados com a oitiva do público infanto-juvenil no âmbito do poder judiciário. Tem por objetivo analisar a escuta de crianças e adolescentes por meio do depoimento especial e sua viabilidade como mecanismo de proteção dos princípios, direitos e garantias fundamentais. No desenvolvimento do estudo é utilizado o método de abordagem dedutivo, com pesquisa de natureza básica e aplicada, com procedimento descritivo e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Para a realização dos objetivos propostos, estabelece que, mesmo na sociedade contemporânea, a violência contra as crianças e adolescentes é uma alarmante violação de direitos que se deparam com a revitimização quando são inquiridas no sistema judicial. Procede com a afirmação de que o depoimento especial consiste em um procedimento que propõe uma única escuta de crianças e adolescentes sujeitas a violência em ambiente acolhedor separado da sala de audiência, com instalação de câmeras e equipamentos tecnológicos, auxiliado por um profissional capacitado para adaptar as perguntas formuladas por juízes, promotores e defensores/advogados para a pessoa em desenvolvimento, eliminando os danos ocorridos com a utilização da audiência de instrução tradicional. Consigna a conclusão que é necessária a renovação dos paradigmas judiciais no que tange a defesa dos sujeitos de direitos humanos, contudo, apenas a elaboração da norma, sem o devido amadurecimento da temática não é suficiente para findar o ciclo de violência contra a população infanto-juvenil e o aprimoramento do depoimento especial, posto que conceder tratamento psicológico às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas possui uma maior importância para garantia de seu desenvolvimento saudável e a minimizar os traumas oriundos da violência sofrida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireito Penalpt_BR
dc.titleDepoimento especial de crianças e adolescentes: uma análise à luz da Lei nº 13.431/2017pt_BR
dc.date.issued2018-10-10
dc.description.abstractThis monograph deals with the special testimony provided for in Law nº 13.431/2017, in the construction of a procedure that focuses on reducing damage with the hearsay of the children-juvenile public within the judicial power. The aim is to analyze the listening of children and adolescents through the special testimony and its viability as a mechanism for the protection of Principles, Fundamental rights and guarantees. In the development of the study, the method of deductive approach, with research of a basic and applied nature, with descriptive procedure and bibliographic and documentary research techniques. For the achievement of the proposed objectives, establishes that, even in the company contemporary violence against children and adolescents is an alarming violation of rights that are faced with revitimization when they are questioned in the judicial system. It proceeds with the assertion that the special testimony consists of the in a procedure that proposes a single listening of children and adolescents subject to violence in a welcoming environment separate from the courtroom, with installation of cameras and technological equipment, aided by a professional adapted to adapt the questions formulated by judges, promoters and advocates/lawyers for the developing person, eliminating the damage with the use of the traditional education hearing. Concludes that it is necessary to renew the judicial paradigms with regard to the protection of human rights subjects, however, only the drafting of the norm, without due ripening of the theme is not enough to end the cycle of violence against the juvenile population and the improvement of the testimony particular, since it grants psychological treatment to children and adolescents victims and witnesses is of greater importance to guarantee their development and to minimize traumas arising from the violence suffered.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13468
dc.date.accessioned2020-07-23T00:10:59Z
dc.date.available2020-07-22
dc.date.available2020-07-23T00:10:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLei nº 13.431/2017pt_BR
dc.subjectViolência contra crianças e adolescentespt_BR
dc.subjectDepoimento especialpt_BR
dc.subjectViolence against children and adolescentspt_BR
dc.subjectSpecial testimonialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Damiana Vania da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpecial testimony of children and adolescents: an analysis in the light of Law nº 13.431 / 2017pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Damiana Vania da Silva. Depoimento especial de crianças e adolescentes: uma análise à luz da Lei nº 13.431/2017/ Damiana Vania da Silva Souza - Sousa, {s.n}, 2018. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, CCJS/UFCG, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Direito Penal e Processo Penal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAMIANA VANIA DA SILVA SOUZA - TCC Especialização Direito Penal e Processo Penal 2018.pdf5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.