Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho e tratar da Educação do Campo na perspectiva que ela seja no e do campo, e os sujeitos que nele residem possam estudar e viver no campo mesmo depois de sua formação na Educação Básica, tendo assim orgulho do lugar onde residem. A Educação do Campo e um tema em construção, discussão e centrado na luta peio acesso ao conhecimento de forma justa, sendo que busca a formação dos seus sujeitos, no qual são capazes de criar formas de desenvolvimento para o campo. No processo metodológico utiliza a abordagem qualitativa, o estudo de caso, a observação, entrevista e fontes documentais (Diário de Campo e Portfolio). A partir das experiencias vividas durante esse período, os resultados foram os seguintes diante de duas realidades: a primeira foi em uma escola do campo, no qual os sujeitos que vivem no e do campo, tem o mesmo como um lugar para viver e desfrutar de tudo que ele oferece e buscando assim o seu desenvolvimento. Já na segunda experiencia em uma escola urbana na qual continha educandos que residiam no campo, os mesmos viam o campo como um lugar no qual era para se obter lucros e que depois de algum tempo residindo no mesmo teria que migrar para cidade. Conclui-se que mesmo a Educação do Campo, vendo o campo como espaço de vida e de organização do trabalho, alguns educandos que nele reside ver o campo como forma de adquirir lucro e apenas servindo para exploração de suas terras, tendo assim a desvalorização da sua cultura que predomina no mesmo e também dando enfase ao processo de migração para a zona urbana como forma de sobrevivência das famílias que foram incluídas nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação do campo: A construção de um novo paradigma.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe objective of this work and to deal with Rural Education in the perspective that it either in and from the field, and the subjects who reside there can study and live in field even after their formation in Basic Education, thus being proud where they live. Rural Education is a topic under construction, discussion and focused on the fight for access to knowledge in a fair way, being that it seeks the training of their subjects, in which they are able to create forms of development for the field. In the methodological process it uses the approach qualitative study, case study, observation, interview and documentary sources (Diary Field and Portfolio). Based on the experiences lived during this period, the The results were as follows in view of two realities: the first was in a rural school, in which the subjects who live in and from the countryside, have the same as a place to live and enjoy everything it offers and thus seeking its development. In the second experience in an urban school in which contained students who resided in the countryside, they viewed the countryside as a place where it was to make a profit and that after some time residing in the he would even have to migrate to the city. It is concluded that even Rural Education, seeing the countryside as a space for living and organizing work, some students who live in it see the field as a way to earn a profit and only serving for the exploration of their lands, thus having the devaluation of their culture that predominates in the same and also emphasizing the migration process to the urban area as a way of survival for the families that were included in that process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13481-
dc.date.accessioned2020-07-23T19:18:59Z-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-23T19:18:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducandos do campopt_BR
dc.subjectEducação básica - formaçãopt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectField studentspt_BR
dc.subjectBasic education - trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Maria Viviane Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural education: The construction of a new paradigm.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Maria Viviane Pereira de. Educação do campo: A construção de um novo paradigma. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VIVIANE PEREIRA DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMaria Viviane Pereira de Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 4.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.