Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13483
Title: Leitura dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Other Titles: Reading of the Early Years of Elementary School.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Marleide Maria de Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Leitura;Ensino fundamental;Prática de leitura;Reading;Elementary School;Reading practice
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Marleide Maria de Andrade. Leitura dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como relevância a intenção de analisar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvida na leitura nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental J o s e Batista de Sousa , localizada na cidade de Bernardino Batista IPS. Leitura dos anos iniciais do ensino fundamental foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e motivação para s e trabalhar com a leitura dos anos iniciais do ensino fundamental. Partir do pressuposto que o processo de interação estabelecido entre discente/docente desenvolvimento, possui um maior índice de aprovação quando a criança s e identifica com tipo de texto que esta estudando e o porque e para que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos que a leitura na sala de aula merece reflexões aprofundadas principalmente nos anos iniciais, onde s e encontra a base do processo educativo e a formação da criança. Esperam o s com este trabalho contribuir para melhoria de reflexão sobre leitura dentro das diferentes realidades escolares e a construção de uma cultura desenvolvida visando a melhoria da qualidade educacional.
Abstract: The present study had as relevance the intention to analyze the teaching-learning process developed in reading in the years initials of elementary school at the Municipal School of Elementary Education J o s e Batista de Sousa, located in the city of Bernardino Batista IPS. Reading of the early years of elementary school was developed through the study of several theorists in the area. And from this work we seek to investigate the causes of the lack of stimulation and motivation to s and work with reading the early years of teaching fundamental. Assuming that the interaction process established between student / teacher development, has a greater approval rating when the child s and identifies with type of text that is studying and why and for what. The methodology used was the bibliographic research and explanatory research. The collection instrument of data used was the questionnaire. Thus, we consider that the reading in the classroom deserves in-depth reflections especially in the initial years, where s and find the basis of the educational process and the child training. Expect the s with this work to contribute to improved reflection on reading within the different realities and the construction of a developed culture aimed at improving educational quality.
Keywords: Leitura
Ensino fundamental
Prática de leitura
Reading
Elementary School
Reading practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13483
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARLEIDE MARIA DE ANDRADE BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMarleide Maria de Andrade Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2010.9.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.